Links de Acesso

São Tomé: Estados Unidos dispostos a patrocinar eleições


São Tomé: Estados Unidos dispostos a patrocinar eleições
São Tomé: Estados Unidos dispostos a patrocinar eleições

Os Estados Unidos poderão vir a apoiar a realização das próximas eleições presidenciais em São Tomé e príncipe agendadas para Julho deste ano.

Por enquanto ainda não está confirmado, conforme foi adiantado por alguns órgãos da comunicação social, mas, os Estados Unidos, poderão vir a apoiar a realização das próximas eleições presidenciais em São Tomé e príncipe agendadas para Julho deste ano.

O embaixador americano, Eric Benjaminson que deixou ontem a tarde a capital santomense admitiu essa hipótese caso seu país venha a ser solicitado pelo governo do arquipélago para o efeito.

A quatro meses do escrutínio que irá ditar o final do segundo mandato do actual presidente Fradique de Menezes, nomes como Filinto Costa Alegre, Maria das Neves, Elsa Pinto, Manuel Pinto da Costa, Liberato Moniz e Carlos Espírito Santo “ Bené”, circulam como potenciais candidatos ao cadeirão presidencial.

Para além do provável apoio para organização das eleições presidenciais do Julho próximo, o governo americano já prometeu ajudar São Tomé e Príncipe a qualificar-se para o programa compacto do desafio do milénio com vista à obtenção de investimentos para o projecto de infra – estruturas.

Por outro lado, os Estados Unidos acabaram de ajudar São Tomé e Príncipe na organização do seu sector alfandegário e aduaneiro com a introdução de um programa que irá ajudar o país a combater a fraude, a evasão fiscal e o branqueamento de capitais permitindo ao estado arrecadar mais receitas fiscais.

Durante a visita a São Tomé Príncipe do embaixador dos Estados Unidos foi também anunciado o apoio do governo americano, na garantia de segurança da zona económica exclusiva do arquipélago.

Ouça a reportagem do correspondente da VOA, Óscar Medeiros.

XS
SM
MD
LG