Links de Acesso

Angola: Bloco Democrático propõe debater futuro de Cabinda


Membros da direcção do Bloco Democrático em Cabinda
Membros da direcção do Bloco Democrático em Cabinda

Partido angolano não perde de vista os apelos independentistas no enclave e propõe debater autonomia antes das eleições deste ano

O Bloco Democrático anunciou que pretende realizar antes das eleições gerais em Angola uma conferência sobre o estatuto político e administrativo da província de Cabinda.

A conferência pretende levar ao debate uma ampla discussão sobre a autonomia para o enclave como forma de se pôr termo as reivindicações independentistas da região.

Esta iniciativa segundo Luís de Nascimento se encontra no manifesto político daquela organização partidária que diz ser oportuno o estabelecimento de um estatuto político e jurídico para que se atribua aos Cabindas a livre administração dos seus recursos para o crescimento económico da região.

Este anúncio surge em virtude do actual estatuto especial não trazer desenvolvimentos para a região e de não contemplar especificidades se comparado com outras regiões do país.
Para maioria dos partidos políticos Cabinda é sinónimo do petróleo por esta razão as questões dos seus recursos petrolíferos será também debatida na conferência.

Luís de Nascimento adianta que o estatuto especial atribuído pelo governo ao enclave não tem nenhum conteúdo completo e não apresenta atribuições distintas do resto.
Para Luís de Nascimento apesar de existirem ainda restrições para um debate político o Bloco Democrático não se vai intimidar e assegurou a criação de condições para a organização da conferência.

Luís de Nascimento levantou entretanto a possibilidade de realizar protestos se o governo voltar a inviabilizar a realização da conferência a exemplo do que aconteceu a 4 anos quando a frente para a democracia foi impedida de realizar uma conferência sobre o estatuto de autonomia para o enclave angolano rico em petróleo.

Ouça a reportagem de José Manuel enviada de Cabinda

XS
SM
MD
LG