Links de Acesso

Cabo Verde: Ajuda americana começa a ser gasta em Agosto


Cidade da Praia
Cidade da Praia

Segundo compacto ao abrigo da Conta do Desafio do Milénio já foi assinado

Está selado o acordo entre o MCC e o Governo cabo-verdiano para a implementação dos projectos financiados no quadro do segundo compacto.

Assinado na passada sexta-feira, 10 do corrente, pelo director executivo do Millennium Challenge Corporation, Daniel Yohannes e pela ministra das Finanças, Cristina Duarte, o segundo compacto que ronda 66, 2 milhões de dólares, começará a ser executado no mês de Agosto do ano em curso.

Água, Saneamento e Ordenamento do Território, são as áreas contempladas, tudo na perspectiva de uma melhor gestão de recursos, visando o bem-estar da população e a promoção de investimentos.

Os municípios foram chamados a contribuir na elaboração do projecto para o financiamento do programa de ajuda concedido pelo Governo americano, situação que os autarcas elogiam, até por que segundo dizem, o poder local é o que está mais próximo das populações.

Neste particular, o presidente da Câmara municipal do S. Lourenço dos Órgãos, Victor Baessa, regista com enorme satisfação a aplicação dos meios financeiros do segundo compacto nas áreas da água, saneamento e cadastro.

O presidente da Câmara municipal do Tarrafal de Santiago, João Domingos Correia, corrobora igualmente da opinião do seu colega, afirmando que este compacto está bem direccionado.

Na opinião do responsável da autarquia tarrafalense que é suportada politicamente pelo Movimento para a Democracia o principal partido da oposição, a resolução da questão da água, saneamento e ordenamento do território, reveste-se de grande importância para o desenvolvimento dos municípios.

Quem também se mostra satisfeito com a obtenção do segundo compacto, é o ex primeiro primeiro-ministro e actual presidente do partido MPD, Carlos Veiga, que presenciou a cerimónia da assinatura.

Aquele dirigente político acredita que tal como aconteceu em relação ao primeiro, este compacto tem todas as condições para ser executado com sucesso. Carlos Veiga elogiou também, o facto de os municípios que são beneficiários terem sido envolvidos na discussão para aimplementação do projecto.

Januário Nascimento que preside a Associação para o ambiente e desenvolvimento enalteceu mais esta ajuda financeira concedida pelos Estados Unidos da América.

Destaca a água, saneamento e ordenamento do território, como opções acertadas, porquanto são importantes para a evolução do país.

Com a assinatura do segundo compacto entre o Millennium Challenge Corporation e o Governo cabo-verdiano, agora segundo a ministra das finanças, o conselho de ministros irá aprovar a nomeação da nova equipa do MCA – Cabo Verde, que fará a gestão dos projectos que devem arrancar em Agosto do corrente ano.

XS
SM
MD
LG