Links de Acesso

Orçamento de Luanda é o triplo das outras regiões


Estudar ao ar livre. Angola gasta menos em educação do que Moçambique
Estudar ao ar livre. Angola gasta menos em educação do que Moçambique

Angola gasta menos em educação que muitos países da SADC, incluindo Moçambique

Namibe 7 de Fevereiro -Luanda recebe a maior fatia do orçamento do país causando desequílibrios no desenvolvimento de outras zonas, disse o professor da Universidade Católica, Emílio Lando.

Falando num forum recentemente realizado no Município da Humpata, província da Huíla, o Professor Lando disse que a província de Luanda tem um orçamento três vezes mais que o resto do país. ”O Governo deve rever as formas de distribuição do dinheiro as províncias," disse.

Aquele académico, considera que a educação é a mola impulsionadora para que o governo possa atingir as metas por si propostas. Contudo, acrescentou, "Angola é um dos países do mundo que menos investe na educação e saúde".

Em relação à SADC Angola gasta menos que paises como a Namibia, Zambia, Botswana, Moçambique e outros, acrescentou.

O fórum congregou 86 educadores provenientes dos Municípios da Província da Huila e de Luanda. As temáticas sobre a educação nas áreas pastoris, a qualidade de ensino em Angola, reflexão sobre as propostas pedagógicas alternativas para o meio rural e o desequilíbrio funcional do orçamento 2011, foram debatidos neste fórum, promovido pela ADRA-Antena Huila.

XS
SM
MD
LG