Links de Acesso

Apreensões de droga aumentam em Nampula


Nos últimos tempos têm-se multiplicado as detenções de indivíduos movimentandograndes quantidades de droga.

As autoridades policiais na província Moçambicana de Nampula estão preocupadas com a crescente produção, venda e consumo de estupefacientes, especialmente da planta cannabis sativa, vulgo suruma.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00
Faça o Download
Nos últimos tempos, tem sido constante a detenção de indivíduos, a movimentar grandes quantidades daquela droga, principalmente nos distritos de Eráti, Memba, Mogovolas, Murrupula, Nampula Cidade e Rapale, considerados críticos em relação à circulação e produção de drogas.

Nesta segunda-feira, um jovem nacional de 28 anos de idade foi surpreendido, por uma patrulha policia no bairro de Mutauanha algures da cidade de Nampula, na posse de 17 embalagens de suruma.

Ainda não se sabe qual era a proveniência e posterior destino. A polícia garante fornecer informações nos próximos dias, uma vez que o indivíduo encontra-se detido para mais averiguações.

Segundo a polícia trata-se do maior caso, tendo em conta que as apreensões anteriores envolveram pequenas quantidades, para além de indivíduos surpreendidos a consumirem a droga.

No ano passado, o Gabinete Provincial de Prevenção e Combate a Droga na província de Nampula, em coordenação com a polícia, destruiu mais de 8 hectares de plantação de cannabis sativa no distrito de Nampula. Ainda no mesmo ano, 825 quilogramas da mesma droga, foram incinerados.

Em consequência desse consumo excessivo de drogas, o Hospital Psiquiátrico São João de Deus de Nampula que atende doentes com problemas mentais das regiões norte e centro, tem estado sobrelotado.

Só no ano passado deram entrada perto de 400 pessoas, a maior das quais com problemas de esquizofrenia e epilepsia, provocados pelo consumo excessivo de drogas, com maior destaque para álcool, soruma e haxixe. Neste ano, pelo menos 60 pacientes padecendo das mesmas doenças visitaram o centro.
XS
SM
MD
LG