Links de Acesso

Antigo líder da IURD em Angola condenado a três anos de prisão por violência doméstica


Templo da Igreja Universal do Reino de Deus, em Malanje, Angola
Templo da Igreja Universal do Reino de Deus, em Malanje, Angola

Honorilto Gonçalves, que se encontra no Brasil, obrigou, segundo o tribunal, dois pastores a fazerem a vasectomia

O antigo líder da Igreja Universal do Reino Unido (IURD) em Angola, Honorilto Gonçalves, foi condenado nesta quinta-feira, 31, pelo Tribunal de Luanda a três anos de prisão, com dois anos de pena suspensa, pelo crime de violência doméstica por, segundo o juiz, ter ficado provado que o bispo levou dois pastores angolanos a fazerem a vasectomia.

Ainda segundo a sentença, uma das vítimas deve receber uma indemnização de 30 milhões de kwanzas e a outra 15 milhões de kwanzas.

O bispo, que se encontra no Brasil e foi julgado à revelia, tem de pagar também 1,5 milhões de kwanzas de custas da justiça.

Os demais três arguidos, António Miguel Ferraz, Belo Kifua Miguel e Fernandes Henriques Teixeira, foram absolvidos por não ter sido provado o seu envolvimento em nenhum dos crimes de que foram indiciados.

Angolanos no Brasil denunciam xenofobia na Universal após crise da igreja em Angola
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:05 0:00

Todos eram inicialmente acusados dos crimes de violência doméstica, burla por defraudação, branqueamento de capitais, associação criminosa e expatriação de divisas.

A defesa do bispo Honorilto Gonçalves recorreu da sentença logo após a sua leitura, o que faz com que ela fique em suspenso até transição em julgado.

XS
SM
MD
LG