Links de Acesso

Igreja Universal condenada a pagar cerca de 40 mil dólares a ex-fiel por oferecer “vaga” no céu


Igreja Universal do Reino de Deus, São Paulo, Luanda. Angola
Igreja Universal do Reino de Deus, São Paulo, Luanda. Angola

A justiça brasileira divulgou uma decisão envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), do bispo Edir Macedo.

A IURD vai precisar devolver mais de 200 mil reais (cerca de 40 mil dólares) a uma antiga fiel que foi coagida a fazer doações para obter um lugar no céu.

No processo, a professora, de 53 anos, tem uma renda mensal de apenas mil e 500 reais por mês (cerca de 300 dólares) e relata que entrou na IURD em 1999 e que desde então fazia todas as contribuições pedidas pela igreja.

Entre 2017 e 2018 foi coagida a fazer a maior doação em nome de uma recompensa divina.

Os advogados da IURD disseram que a coação não aconteceu e argumentaram que a mulher é maior de idade, capaz de entender a consequência dos actos praticados e que a antiga fiel sabia dos preceitos da Universal.

Alegaram que no contrato de doação, a professora sabia que não poderia requisitar os bens de volta.

O juiz Carlos Botcher, no entanto, afirmou que a vítima foi, sim, vítima de coação, "considerando as pressões psicológicas empreendidas pelos membros da organização religiosa para realização das ofertas".

A IURD ainda pode recorrer da decisão.

Recorde-se que a denominaçao religiosa é acusada em Angola de retirar do país mais de 10 milhões de dólares em dízimos por mês.

O julgamento de quatro bispos da IURD está na fase final e uma decisão deve sair nas próximas semanas.

  • 16x9 Image

    Edgar Maciel

    Edgar Maciel é jornalista multimédia desde 2011, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. Nos últimos anos, acumulou experiências em importantes rádios, canais de TV e portais de Internet brasileiros.

    Baseado em São Paulo, actualmente é coordenador multimédia da revista Veja e correspondente da Voz da América. Como principais temas, cobre política, sociedade e cultura brasileira.

     

XS
SM
MD
LG