Links de Acesso

Ano agrícola arranca em Malanje com boas notícias


Cerca de 70 mil famílias camponesas dos 14 municípios da província de Malanje vão produzir alimentos na campanha agrícola 2017/2018 com apoio de meios do Estado.

O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Carlos Chipoia, garantiu ter recebido de Luanda, algumas quantidades meios de produção, fertilizantes e sementes de milho e feijão para distribuir a 65 mil famílias camponesas.

O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (Mosap II) tem disponíveis dois milhões de dólares para apoiar mais 2.135famílias camponesas, de 25 comunas de 11 municípios desta província.

O montante disponível será empregue na aquisição de “quatro toneladas de sementes de milho e 83 toneladas de feijão”.

A estiagem prolongada na campanha finda afectou algumas culturas, com maior ênfasen as de milho e feijão.

A instituição dispõe apenas de 56 técnicos distribuídos por 16 Estações de Desenvolvimento Agrário em toda a região.

“Considerando uma presença humana de três técnicos por comuna como um número básico para tentarmos colmatar a próxima campanha agrícola, teríamos uma necessidade neste momento de 114 técnicos, nós temos um défice de técnicos bastante considerável”, lamentou Chipoia.

A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) produziu na safra finda 20.007 toneladas de acusar, 3.300 metros cúbicos de etanol e gerou 26.258 megawatts de energia eléctrica no período entre 29 de Junho a 14 de Agosto deste ano.

Os investimentos dos accionistas Cochan, Odebrecht e Sonangol da Biocom estão avaliados em 750 milhões de dólares na primeira fase e 520 milhões na segunda, referiu uma nota daquela companhia angolana, instalada no município de Cacuso.

Para a campanha agrícola 2017/2018 as projecções vão para a produção de 62.947 toneladas de açúcar, 15.278 metros cúbicos de etanol e 200 mil megawatts de energia eléctrica para exportação.

XS
SM
MD
LG