Links de Acesso

Angolano corre o risco de não poder levantar salário porque não consegue renovar BI na província do Moxico


Nelson Mucazo Euclides
Nelson Mucazo Euclides

Nelson Mucazo Euclides, de 28 anos, está com o Bilhete de Identidade (BI) vencido e está muito preocupado com a sua renovação.

Ele trabalha e estuda em Luanda, mas é natural de Luena, Moxico. Recentemente voltou à cidade natal para tentar renovar o BI.

"A minha grande preocupação consiste no seguinte: nós estamos a ter dificuldade de receber o Bilhete de Identidade. Há pessoas que esperam desde Junho".

Ele informa que não há previsão para receber o documento porque falta material para emitir o BI.

A situação ficou ainda mais complicada para Euclides quando o Banco de Poupança e Crédito (BPC) pediu aos seus clientes que atualizassem suas contas até o fim do més.

Euclides explica que não pode levantar o salário com o BI vencido. Ele também reclama que as pessoas estão tendo que pagar pelo documento, que deveria ser gratuito, de acordo com um decreto assinado pelo presidente José Eduardo dos Santos em 19 de Setembro de 2013 e que expira em Dezembro de 2016.

Os cidadãos angolanos na faixa etária de 10 a 30 anos renovam o Bilhete de Identidade de 5 em 5 anos, a partir da data de sua emissão.

Euclides agora pergunta: "E nós com bilhete vencido, o que vamos fazer?"

Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Nelson Mucazo Euclides
please wait

No media source currently available

0:00 0:06:11 0:00

XS
SM
MD
LG