Links de Acesso

Angola prepara censo populacional


Quantos são? Censo vai contar os angolanos
Quantos são? Censo vai contar os angolanos

No Kwanza Sul população reconhece importância da contagem para um futuro melhor

Angola está a preparar-se para o censo geral da população e habitação que vai decorrer de 16 a 31 de Maio do ano em curso.

O censo é visto como essencial para se ter um fazer um retracto real do país, desde o número exacto de angolanos, a onde e como vivem.

Na província da Kuanza Sul, jornalistas participaram recentemente numa formação sobre os meandros do censo geral da população. O objectivo é que os profissionais da comunicação saibam sensibilizar e divulgar o censo, considerado pelas autoridades um instrumento importante para a gestão do país.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00
Faça o Download


A Voz da América foi ouvir populares sobre a sua opinião sobre o censo e encontrou apoio entre os mesmos.

Na Vila do Wku-Seles, Armando Luciano diz ser através do censo que a vida de todos os angolanos pode registar melhoria.

«Primeiramente gostaria dizer que o censo é um processo que visa realmente manter o controlo eficaz daquilo que tem a ver com a população de uma determinada localidade, determinado país ou de uma determinada região,” disse.

Lucian para quem o processo torna-se tão importante porque é dalí onde realmente os órgãos de direito vão manter o controlo eficaz disto e aquilo que tem a ver com a densidade populacional em uma determinada região”.

David António Carruagem é outro jovem residente na vila do Seles e quanto ao censo a sua opinião não difere da de Armando Luciano afirmando estar convencido que o censo “vai ajudar de certa forma que o governo saiba distribuir melhor as riquezas do País».

Já Carlos Manuel funcionário público e residente na cidade do Sumbe, é importante saber quantos somos, onde e como vivemos.

«A sua importância está na base de nós primeiramente conhecermos quem somos nós e conhecermos que está além de nós, portanto, quantos somos em nossa casa, quantos somos na nossa comunidade no nosso município, província e, em Angola em geral, “ disse.

“ Podemos dizer que para uma boa gestão de uma Nação é necessário saber quantas crianças temos, quantos jovens temos, quantos adultos temos, quantos indivíduos já passaram para a maior idade isto começando pela gestão das nossas famílias, das escolas, dos serviços, das habitações, acomodar a população e o conforto n vida social,» acrescentou..
XS
SM
MD
LG