Links de Acesso

Huíla: Jornalistas preparam-se para o censo


Angola Lubango
Angola Lubango

Censo populacional vai realizar-se entre 16 e 31 de Maio de 2014

Os jornalistas dos diferentes órgãos de informação localizados na província da Huíla receberam treinamento sobre o recenseamento geral da população e habitação a ter lugar em Maio de 2014.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:43 0:00
Faça o Download


Orientado pelos técnicos do gabinete central do censo, a formação teve a chancela da direcção local da comunicação social que viu na iniciativa uma oportunidade de dotar os jornalistas de informações relevantes sobre o censo.

O director em exercício da comunicação social da Huíla, José Rodrigues, destacou a importância da formação para os jornalistas que terão um papel decisivo na divulgação de todas as etapas do processo.

“ A imprensa deve jogar um papel importante na divulgação de todas as etapas de planeamento e recolha de dados, partilhando informações e experiências de forma a facilitar a compreensão e tornar mais profícuo o trabalho censitário junto da população,” disse

O conceito, contexto, objectivo e importância do censo foram alguns aspectos esclarecidos durante a formação de apenas algumas horas.

Satisfeitos após a formação, alguns jornalistas valorizaram a iniciativa e manifestaram-se aptos a contribuir para o sucesso do censo. É o caso de Sandra Rodrigues da emissora local Rádio Nacional de Angola.

“ Nós como jornalistas devemos estar por dentro e acima de tudo reportar cada facto a par e passo de tudo que vai acontecer a respeito do censo em Angola,” disse
Elias Kahango do semanário Agora realça o esclarecimento que recebeu sobre o censo.

“ De um modo geral acho que a informação foi muito esclarecedora sobretudo, aquilo que nós não sabíamos relativamente ao censo,” afirmou

Para o jornalista Arão Chimuco Martins do Jornal de Angola, a formação acresce a responsabilidade dos profissionais de comunicação no processo de divulgação do censo.

“ Também vai consolidar a responsabilidade que nós temos de informar, de sensibilizar e mobilizar todos os intervenientes para que esse processo seja um êxito,” disse Martins
XS
SM
MD
LG