Links de Acesso

Angolanos não esquecem os massacres de 27 de Maio de 77


Monumento às heroínas de Angola, em Luanda
Monumento às heroínas de Angola, em Luanda

“O 27 de Maio não é uma coisa que foi escrita a lápis”, os crimes que se cometeram “não prescreveram”

O 27 de Maio de 1977 é uma data que entrou a história de Angola, para alguns pelas piores razões. Milhares de pessoas foram encarceradas e depois executadas, na sequência de uma alegada intentona golpista atribuída a Nito Alves.

Angola ainda não ultrapassou ou sarou as feridas
abertas pela chacina. O actual poder tudo faz para a data passe despercebida. O Panguinho de Oliveira e os seus convidados: Alexandre Sebastião André e Eusébio Rangel, que estiveram presentes no cenário de
1977, debatem as suas implicações. Para Eusébio Rangel, “o 27 de Maio não é uma coisa que foi escrita a lápis”, os crimes que se cometeram “não prescrevem à luz do Direito Internacional”. Rangel questiona-se, porém, sobre a oportunidade de se criar uma Comissão da Verdade para revisitar o caso as matanças ocorridas na sequência do esmagamento da revolta dos fraccionistas liderados pelo comandante Nito Alves.

Alexandre Sebastião André considera que, a 27 de Maio, “a sociedade angolana perdeu muitos dos seus quadros”, considerando que Angola se ressentiu desse facto. A propósito, considera que “o próprio presidente Eduardo dos Santos sobreviveu ao 27 de Maio de 1977”. Na opinião de Sebastião André foi Eduardo dos Santos que, ao assumir o poder depois de Agostinho Neto, “contribuiu muito para a cessação das vinganças, da caça às bruxas e que foi libertando aqueles cidadãos que se encontravam nos campos de concentração de Kilundo, Kibaca, Katofe e outros, mas sem que os libertados tivessem possibilidades de enquadramento”.

XS
SM
MD
LG