Links de Acesso

Governo angolano condena intervenção da NATO na Líbia


Manifestação de apoio às forças rebeldes em Bengazi
Manifestação de apoio às forças rebeldes em Bengazi

“Há uma ilegalidade total sobre a interpretação desta resolução e a forma como se está a bombardear a Líbia”.

A intervenção militar da NATO na Líbia tem a condenação do governo angolano que manifestou nesta sexta-feira a sua posição.

Jorge Rebelo Chicoty considerou desnecessária, pois segundo palavras por si mesmo usadas, “é contra ás pessoas civis que a organização do Tratado Norte tem atirado”.

Indagado sobre a incapacidade dos líderes africanos de pôr fim aos conflitos pela via do aprofundamento democrático e se a União Africana enquanto organização continental, não se tinha atrasado, Chicoty respondeu que nunca é tarde.

Face a actuação da NATO que extrapola o mandato recebido do Conselho de Segurança, os líderes Africanos, adiantou, vão mudar a sua forma de relacionamento com os países ocidentais. O titular dos Negócios Estrangeiros, não especificou como.

A União Africana quer um cessar fogo imediato e a retomada das negociações entre as duas partes, ou seja o Governo e o Conselho de Transição, que deve fixar um roteiro para a paz na Líbia.

E vai mais longe: quer rediscutir a Resolução do Conselho de Segurança nº 173 para clarificar a sua natureza verdadeira.

Os Chefes do Estado africanos sentem-se desprezados pela NATO referiu ontem o ministro no balanço da Cimeira dos chefes de Estado e de governo da União, onde esteve em representação de Eduardo dos Santos presidente de Angola.

Questionado sobre se Kadafi não matava Chicoty disse que “a questão é que houve ou há ainda outras crises em África onde a intervenção não foi tão rápida e tão sintomática”. O Ministro angolano considera que “há uma ilegalidade total sobre a interpretação desta resolução e a forma como se está a bombardear a Líbia”.

XS
SM
MD
LG