Links de Acesso

Malanje: Alunos continuam a estudar em escolas que deviam estar encerradas


Escola primaria 87
Escola primaria 87

Há meses que governador ordenou encerramento de escolas por falta de condições.

Mais de mil alunos de quatro escolas do ensino primário, primeiro e segundo ciclo do ensino secundário em estado de degradação na cidade de Malanje continuam a funcionar, apesar de o governador provincial ter orientado o enceramento das mesmas.

Malanje: Escolas sem condições continuam abertas - 1:27
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:27 0:00
Faça o Download

Norberto Fernandes dos Santos visitou em Abril último as escolas primárias Nº 74 – Comandante Dangereux e 87 – Deolinda Rodrigues, do I ciclo do ensino secundário Hoji-Ya-Henda e do II ciclo do ensino secundário 4 de Abril, e orientou a transferência urgente de todos os alunos para estabelecimentos com melhores condições.

Na Escola 87 há falta energia eléctrica, água canalizada e as casas de banho não oferecem condições para o uso por parte de professores e alunos.

Em Agosto inicia-se um novo período chuvoso e pouco ou nada foi efectuado para garantir a segurança das crianças que entram nos próximos dias em mais um período avaliação referente ao II trimestre do ano lectivo.

O secretário provincial do Partido da Renovação Social (PRS), Eduardo Hilário Francisco, condenou a inactivdade para se resolver a questão.

“Quando o Governo provincial, na pessoa do senhor governador, promete que iria fazer este trabalho no sentido de tirar os alunos nas escolas com péssimas condições, colocá-los em novas escolas e assim não o faz, realmente é negativa”, lamentou.

Eduardo reafirmou que a falta do cumprimento das decisões de um governador “preocupa o nosso partido, porque na verdade há escolas que se encontram num estado bastante crítico”.

Centenas de escolas do município de Malanje não apresentam condições para acolher alunos e professores, a título de exemplo, sem descorar as das localidades do interior desta província.

XS
SM
MD
LG