Links de Acesso

Malanje: Soba perde posição por ter permitido hastear da bandeira da CASA CE


Coligação acusa autoridades de forçar chefes tradicionais a violar as leis do país.

Um soba na província de Malanje foi demitido da sua posição por ter permitido que a bandeira da CASA-CE fosse hasteada na zona sob sua jurisdição.

Trata-se do soba Kagundu de um bairro arredores da sede municipal de Massango, a mais de 300 quilómetros a norte de Malanje

Kagundu que sucedeu o seu tio em 1989, na aldeia com o mesmo nome, disse que a destituição deverá acontecer por ter aceite que a bandeira da CASA-CE fosse hasteada na aldeia, em Março do ano em curso.

“Mais tarde houve um membro do MPLA, Felisberto Sekuka, secretário dos assuntos políticos que vinha no bairro trazer bandeiras (do MPLA), disse que esse soba é que recebeu a bandeira da CASA-CE, então, tem que deixar o poder”, confirmou.

O representante do direito costumeiro confirmou que as autoridades locais criaram as condições para a sua substituição já na quinta-feira, 28, pois foi excluído das actividades organizadas pela administração e pelo partido no poder na região.

Neste momento o soba Kagundu está na cidade de Malanje para encontrar-se com responsáveis do Governo provincial.

O secretário-executivo provincial da CASA-CE em Malanje, Carlos Xavier Luís Lucas, disse que as administrações municipais e responsáveis do partido governante iniciaram uma cruzada contra as forças políticas da oposição.

“O que está a acontecer é o elevado índice de intolerância política a nível de Malanje, mas sobretudo neste caso particular no município de Massango”, afirmou Lucas, acusando as autoridades de forçar os governantes tradicionais a violareas leis do país.

Uma fonte próxima daquela administração em Massango, que pediu o anonimato, rejeitou as acusações e disse à VOA que as afirmações sobre intolerância política apresentadas pela CASA-CE na província não passam de mais um acto para enganar a opinião pública nacional e internacional.

XS
SM
MD
LG