Links de Acesso

Angola: Casos de lepra sobem rápidamente no Kwanza-Sul


Panorama da cidade de Sumbe na província de Kwanza-Sul
Panorama da cidade de Sumbe na província de Kwanza-Sul

Neste momento registam-se quase duas centenas de casos confirmados

Na província angolana do Kwanza-Sul os casos de lepra têm vindo a aumentar substancialmente nas últimas semanas. Neste momento registam-se pelo menos 176 casos confirmados pelas autoridades sanitárias locais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:26 0:00
Faça o Download

O supervisor provincial da tuberculose e lepra defendeu entretanto a necessidade para a determinação exacta das pessoas afectadas pela lepra.

Antero Carlitos Paulo disse que a intenção das autoridades sanitárias é a redução de casos da doença: “Para desenhar a matéria da lepra no Kwanza-Sul, nós começamos o ano passado com 99 casos e ao fim do ano nós estamos agora com 176 casos e esse balanço não é positivo porque para nós os números de casos devem baixar e não devem subir porque quando sobem isso constitui uma dificuldade o que se traduz que algo não está indo bem nos nossos serviços.

Temos o município do Sumbe com 41 casos, temos o município da Conda com 4 casos, temos o município do Seles com 27 casos, o da Cela nos apresenta 57 casos mas poderá haver alguma alteração porque temos muitas dificuldades de comunicação com relação a estatística que até agora ainda não recebi a estatística sobretudo da Cela que poderá alterar os números daquilo que temos até agora".

Quanto a instalação de leprosarias na província Antero Paulo disse não haver necessidades para tal devido à eficácia dos fármacos existentes que permitem que em sete dias sejam eliminadas as possibilidades de contágio.
XS
SM
MD
LG