Links de Acesso

Angola: Julgamento de membros do Protectorado Lunda marcado para 8 de Junho

  • Armando Chicoca

José Mateus Zecamutchima, Presidente do movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe.

A data de julgamento dos cinco membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe foi confirmada nesta segunda-feira, 29 de Maio, pelo Presidente do Movimento José Mateus, Zecamutchima.

Segundo o líder do movimento reivindicativo da autonomia das Lundas, os activistas são André Zende, Zeca Samuimba, Cazenga Manuel e Acorintio Cagigi, detidos no dia 22 de Março e Rui Lucas detido no dia 4 de Janeiro do ano em curso, em consequência da primeira manifestação reivindicativa em Cafunfo, Lunda Norte.

Os cinco membros do movimento inicialmente acusados de tentativa de assassinato viram outra acusação ser-lhes acrescentada ao processo, assalto e destruição de uma unidade policial em Cafunfo, segundo disse à Voz da América, Zecamutchima.

O Presidente do movimento protectorado “Lunda Tchokwe” José Mateus “ZecaMutchima”, disse que tudo está a ser feito para que os advogados da Associação “Mãos Livres” se desloquem à Lunda Norte para defender os activistas.

O presidente da Associação Mão Livres, Salvador Freire, confirmou ter havido procedimentos administrativos aguardando-se no entanto a data de partida que está a ser acautelada pelo presidente do movimento do protectorado.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG