Links de Acesso

Angola Fala Só: Bilhete de Identidade de John Bella


Angola, John Bella, escritor, sociólogo, deputado à Assembleia pela bancada do MPLA
Angola, John Bella, escritor, sociólogo, deputado à Assembleia pela bancada do MPLA

John Bella é o heterónimo do escritor e professor angolano, membro fundador da Brigada jovem de literatura de Angola, deputado à Assemleia pela bancada parlamentar do MPLA.

Esta Sexta-feira, 25, o Angola Fala Só recebe o escritor John Bella, igualmente sociólogo, deputado à Assembleia Nacional Angolana pela bancada parlamentar do MPLA, na Segunda Legislatura. Investido neste cargo, conjuntamente com outros magistrados, a 21 de Janeiro de 2010. O autor fez parte dos legisladores que assinaram a nova constituição do país, que vigora como Carta Magna de Angola. Actualmente desempenha a função de Diretor de Comunicação e Imagem na Fundação Dr. António Agostinho Neto.

Nome: Jorge Marques Bela (John Bella)

Profissão: Professor pré-universitário e sociólogo

Data de Nascimento: 30 Setembro 1968

Local de Nascimento: Sambizanga - Luanda

Filhos: 5

Destino em Angola: Namibe, por ser uma província calma que muito encanta

Lema de vida: Ser perspicaz em tudo que faz

Curiosidades: Tem fobia à condução e se tivesse que comer funge todos os dias garante que não se cansava, especialmente acompanhado de verduras e grelhados.

Prémios/ Distinções: O mais significativo foi em 1996, quando foi Escritor do Ano em Angola com o livro de poemas "Água da Vida".

Em 2002 recebeu o Diploma de Qualidade pelo livro "Panelas Cozinharam Madrugadas" e em 2014, Bella foi reconhecido com o Diploma Personalidade de Importância Cultural com o livro "O Regresso da Rainha Ginga" pela União Baiana de Escritores no Brasil.

Onde estava no 11 de Novembro de 1975:

Estava no Sambizanga, em casa, a ouvir a proclamação na rádio e ao mesmo ouvia os bombardeamentos contra a independência. Não pude ir para a Praça da Independência porque os meus pais não permitiram.

Apesar dos tiros, a que já estávamos habituados, de certa forma, o ambiente era de satisfação porque se conquistava a liberdade.

Facebook: John Bella Bela

XS
SM
MD
LG