A Guiné Equatorial confirmou que Angola enviou contingentes policiais para o país para ajudar na manutenção da ordem durante a taça das nações africanas de futebol o CAN 2015.
Destacadas fontes governamentais desse país disseram que agentes da polícia angolana e soldados zimbabwianos foram enviados para a Guiné Equatorial “para colaborar na manutenção da ordem pública”.
Não foram dados mais pormenores, desconhecendo-se o numero exacto de agentes da polícia angolana ou de soldados zimbabwianos enviados para a Guiné Equatorial.
Desconhece-se também qual o papel exacto que os agentes angolanos irão desempenhar na “manutenção da ordem pública” já que a oposição apelou a manifestações e ao boicote do evento.
Membros da oposição foram recentemente presos por apelaram a manifestações e ao boicote do campeonato.
O Zimbabwe já declarou publicamente ter enviado um contingente de “membros das forças de defesa, polícia e de outros serviços de segurança” que chegaram á Guiné Equatorial na Terça feira.
O presidente Teodoro Obiang Nguema da Guiné Equatorial e o Presidente Eduardo dos Santos de Angola são os dois chefes de estado há mais tempo no poder em África.
Obiang Nguema subiu ao poder em Agosto de 1979 e Eduardo dos Santos em Setembro do mesmo ano