Links de Acesso

Angola e SADC continuam de "costas voltadas"


Mapa dos países da SADC
Mapa dos países da SADC

O objectivo da zona de comércio livre é reforçar a cooperação económica e a industrialização rápida na sub-região do continente.

Angola continua a experimentar dificuldades para aderir à zona de comércio livre da África Austral, a SADC.
please wait

No media source currently available

0:00 0:17:39 0:00
Faça o Download
As autoridades dizem que a falta de condições internas é o principal obstáculo.

O objectivo da zona de comércio livre é reforçar a cooperação económica e a industrialização rápida na sub-região do continente por intermédio da expansão de oportunidades de negócios.

A organização foi concebida após 8 anos de conversações e começou com a assinatura do protocolo comercial em 1996 entrando em vigor no ano 2000.

Desde essa data, os estados membros têm removido gradualmente barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio com o objectivo de alcançar uma fasquia de 85% do comércio inter-regional à tarifa zero.

Recentemente o comité dos ministros do comércio e da indústria da organização esteve reunido na capital moçambicana onde Angola e a República Democrática do Congo foram os países que ainda se mostraram indisponíveis para aderir à zona de comércio livre.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos a ministra do comércio, Rosa Pacavira, os economistas José Severino e Luís Faria.
XS
SM
MD
LG