Links de Acesso

Angola: Dezenas de cursos universitários considerados ilegais


Livros, dinheiro e tempo investidos em vão
Livros, dinheiro e tempo investidos em vão

Milhares de alunos em risco de perder anos e dinheiro gastos em estudos agora sem valor

Milhares de estudantes universitário estão a ver os seus sonhos de um futuro melhor destruídos depois do governo ter anunciado que muitos cursos em universidades privadas são ilegais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:39 0:00
Faça o Download

"É triste depois de muitos gastos saber que o curso não vale, cinco anos de estudo para nada, é um caso de negligencia do estado, é uma medida que desespera os estudantes," disse um estudante.

São mais de 40 universidades privadas e quase todas elas caíram no radar do ministério do ensino superior, que divulgou uma lista de cursos não legalizados.

As únicas instituições com todos os cursos legalizados são o Instituto Superior de Ciências e Administração Humana, a Universidade Independente e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais.

Nenhum dos cursos ministrados no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologias é legal.

As outras instituições têm cursos por legalizar.

Na ronda que efectuamos, as direcções e professores recusaram prestar qualquer declaração sobre o assunto.

Mas o sociólogo João Paulo Nganga considerou a medida da divulgação da lista de cursos ilegais só nesta altura de extemporânea.

"Neste caso o governo vem penalizar os estudantes que são os mais fracos. O ministério do Ensino Superior limita-se a colocar pressão às famílias e milhares de estudantes estão frustrados," disse.

XS
SM
MD
LG