Links de Acesso

Angola: Debates parlamentares ao vivo só em Outubro


Assembleia Nacional
Assembleia Nacional

CASA CE diz que governo está a protelar o que pode ser já feito.

A transmissão dos debates parlamentares pela televisão e Rádio Nacional de Angola vai acontecer só no novo edifício do parlamento que entra em funcionamento no próximo mês de Outubro, disse à Voz da América uma fonte da assembleia.

Essa fonte disse que as condições técnicas e financeiras estão a ser criadas no novo edifício para que essas transmissões sejam uma realidade.

Para a oposição parlamentar isso não faz sentido pois há já condições para os debates serem transmitidos, tratando-se apenas de mais uma manobra para protelar a transmissão desses debates..

Manuel Fernandes, deputado da CASA CE, disse que a Assembleia Nacional tinha já efectuado investimentos suficientes para garantir a aplicação da lei que mandata a transmissão dos debates.

Fernandes disse que o problema se deve ao facto da “metamorfose” de um sistema uni partidário para a um sistema democrático “nunca foi completa” em Angola.

Para este deputado da CASA CE há ainda nos círculos do poder “uma cultura monolítica”.

“Saímos da era do partido único mas estamos na era do único partido,” disse o parlamentar que disse que a assembleia nacional “fez investimentos do ponto de vista de equipamentos e do ponto de vista técnico e está á altura de evoluir para a transmissão em directo”.

Isso, disse, pode ser visto através de “um espaço” criado pelos actuais canais da televisão publica “ ou então mesmo abrir-se um novo canal que é o Canal parlamento”.

“Há mais de dois anos que a Assembleia Nacional está preparada para avançar para um ou outro processo,” acrescentou.

Manuel Fernandes “ o que se passa é somente a falta de vontade política do partido no poder”.

Para nos falar sobre o assunto, ouvimos também José Kaliengue, jornalista de profissão.

Ouça a reportagem aqui

please wait

No media source currently available

0:00 0:19:26 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG