Links de Acesso

Angola: Aumento de preços ameaça fome nas cidades, diz analista


تورم

O aumento descontrolado dos preços dos produtos de primeira necessidade poerá levar à fome nas cidades angolanos, avisou um analista no Kwanza Sul.

O professor José Barros disse que com a exploração ilegal do IVA por comerciantes e a desvalorização do Kwanza “vamos passar fome cada vez mais”.

“A fome vai começar em Luanda e vai se espalhar pelo país inteiro”, avisou afirmando que aqueles que tomam decisões têm que viajar pelo país para reconhecer as realidades.

“As pessoas também quando falam, quando dizem as coisas, têm que andar o país inteiro para conhecerem”, disse.

O professor José Barros defende a necessidade das autoridades do país tomarem medidas urgentes para se pôr cobro à violação da lei incuindo aquela respeitante à aplicação do IVA: “Os órgãos de fiscalização não podem esperar só por denúncias. Os órgãos de fiscalização têm que trabalhar, têm que sair à rua”.

“O que acontece nesse momento não é culpa do IVA, o IVA é um imposto muito justo mas só é justo quando é cobrado com justeza porque mesmo o próprio Estado, a própria AGT não está preparada para isto”, disse o analista que avisou que a situação vai se deteriorar ainda mais com a decisão do governo de deixar o kwanza flutuar nos mercados cambiais.

“O kwanza vai perder valor cada vez mais”, disse.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG