Links de Acesso

Governo angolano indignado com relatório do PNUD


Governo angolano indignado com relatório do PNUD
Governo angolano indignado com relatório do PNUD

O governo de Luanda aconselhado a disponibilizar informação de forma clara

O Ministério do Planeamento está indignado com o recente relatório de Desenvolvimento Humano de 2011, divulgado pelo PNUD,no passado dia 02 de Novembro,que coloca Angola na posição 148 entre 187 países analisados.

Tudo porque o PNUD terá usado informação estatística do ano de 2001 na elaboração do referido relatório, ignorando dados do Inquerito Sobre o Bem- Estar da Polpulação, IBEP, apresentado em 2010 pelo governo angolano.

“O Ministério do Planeamento considera inaceitável que uma organização prestigiada como o PNUD não pugne pelo rigor e objectividade na elaboração de um documento de tão grande responsabilidade, pelos seus reflexos na apreciação do desempenho do Executivo angolano e, por conseguinte, na percepção da sua imagem, em particular no exterior do país", avança o comunicado divulgado em Luanda pelo Ministério do planeamento.

No entanto, António Ventura,da ONG Associação Justiça Paz e Democrácia (AJPD) pensa que as dificuldades no acesso a informação oficial podem ter contribuido para estas posições diferenciadas entre o governo e o PNUD.

Para evitarem-se situaçõesidênticas,António Ventura aconselha o governo angolano a disponibilizar informação de forma clara.

XS
SM
MD
LG