Links de Acesso

Analistas pedem a Nyusi e Dhlakama para envolverem mais forças na busca da paz

  • Ramos Miguel

Marcha pela Paz em Maputo, em 2016. Foto de Eliana Silva

O analista António Boene diz que o encontro de ontem dá sinal de um grau de confiança entre os dois líderes.

Analistas moçambicanos saúdam o encontro entre o presidente Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, mas defendem que o diálogo deve envolver os diferentes níveis nacionais.

O director da Fundação MASC (Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil) João Pereira, diz que o mesmo significa que é possível encontrar-se uma plataforma que possa trazer a paz para os moçambicanos.

"Julgo eu que estamos em condições, como moçambicanos, de encontrar uma solução definitiva para o país", destacou aquele académico.

Outros analistas consideram que uma vez que os assuntos em debate no diálogo político não dizem respeito apenas ao Governo e à Renamo, era importante envolver mais actores, sublinhando que não se pode acreditar que a paz será efectiva se única e exclusivamente for tratada por duas entidades.

Mas há optimismo. O analista António Boene diz que o encontro de ontem dá sinal de um grau de confiança entre os dois líderes.

E isso significa que é possível “encontrar entre nós soluções para grandes problemas”, diz Boene.

Marcha pela paz em Maputo, Sábado 27 de Agosto. Foto gentilmente cedida por Eliana Silva. Moçambique
Marcha pela paz em Maputo, Sábado 27 de Agosto. Foto gentilmente cedida por Eliana Silva. Moçambique

Em nota divulgada ontem, a Presidência da República de Moçambique diz que Nyusi e Dhlakama acordaram em tudo fazer para que o processo de pacificação do país seja concluído até ao fim do presente ano.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG