Links de Acesso

Analistas em compasso de espera sobre promessas de João Lourenço


João Lourenço, um ano no poder

Bandeira da corrupção divide opiniões

Na hora de balanço dos 12 meses de governação de João Lourenço analistas angolanos têm visões diferentes sobre os resultados da cruzada contra a corrupção prometida pelo actual Presidente da República nos seus pronunciamento dentro e fora do país.

Campanha anti corrupção em discussão - 2:59
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:59 0:00

Para o director da organização não governamental Open Society, Elias Isaac,o facto de alguns processos-crime, mais mediáticos, não terem sido levados a tribunal, até hoje, faz com que a sociedade levante dúvidas sobre se o combate à corrupção prometido pelo Presidente João Lourenço terá mesmo “pernas para andar”.

Aquele responsável cívico defende que o combate ao fenómeno passe por reformas políticas e económicas, pela reactivação da Alta Entidade Contra a Corrupção e pelo envolvimento da sociedade civil .

Por seu turno, o jornalista e investigador Rafael Marques diz que durante este ano de governação de João Lourenço há sinais que indicam que a corrupção aumentou no país quando se esperava o contrário.

Marques entende que a verdadeira batalha anti-corrupção de João Lourenço começou depois que tomou a liderança do MPLA.

O engenheiro agrónomo e membro do Observatório Político e Social (OPSA), Fernando Pacheco, considera, entretanto, que em um ano de governação o Presidente João Lourenço fez mais do que o seu antecessor em todo o seu longo consulado, em matéria de combate à corrupção no país.

O activista social diz que a sociedade não deve esperar por resultados “espectaculares e imediatos” e que o combate à corrupção em Angola tem uma componente marcadamente política que deve ser ponderada.

Pacheco afirma também que João Lourenço não deve ser visto como o único responsávelem toda a cadeia de combate ao fenómeno e que a corrupção desenvolveu-se por causa da impunidade de que gozam muitas figuras do regime.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG