Links de Acesso

Analistas a favor da continuidade da missão militar da SADC em Cabo Delgado 


Uma caravana militar das Forças de Defesa da África do Sul patrulha Pemba. 5 de Agosto 2021

"Há progresso na luta, mas a presença dos insurgentes continua forte", analista Sérgio Chichava

Analistas moçambicanos dizem que ainda é cedo para se pensar na saída do efectivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que ajuda o país a combater o terrorismo.

A continuidade ou não da missão militar regional será debatida num encontro, na sexta-feira (7).

“O objectivo para o qual eles vieram está longe de ser alcançado. Não se pode negar que há progressos no terreno, mas também estamos a ver que, nos últimos dias, a presença dos insurgentes continua forte”, diz o analista Sérgio Chichava.

Chichava considera “normal a extensão, dado que seria um retrocesso se essas tropas saíssem do país, neste momento, tendo em conta a evolução da situação”.

Enquanto se discute a prorrogação da presença de militares da SADC, das tropas ruandesas não há nada anunciado.

Sustentabilidade

Analistas dizem que esse é um caso à parte, uma vez que, apesar do secretismo, Kigali já deixou claro que os seus militares estarão em Cabo Delgado por tempo indeterminado.

Paulo Kagame (E) e Filipe Nyusi (D) em Cabo Delgado
Paulo Kagame (E) e Filipe Nyusi (D) em Cabo Delgado

Mas o pesquisador João Feijó diz que, além da situação militar, é preciso que se consolide a coordenação com os líderes comunitários, de modo a tornar sustentável a vitória contra os terroristas.

“Os líderes locais são pessoas que os insurgentes poderão utilizar como interlocutores para se renderem, por isso é fundamental utilizar esses líderes comunitários como mecanismos de comunicação” disse o pesquisador.

Ainda ligado a isso, esta semana, em Cabo Delgado, as confissões religiosas assinaram um acordo para a união de forças, de modo a travar a adesão de jovens a grupos terroristas.

Cabo Delgado: Autoridades alertam para Violência Baseada no Género em campos de reassentamento
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:31 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG