Links de Acesso

"América está de volta", diz Joe Biden


Joe Biden anuncia primeiros membros do Governo em Wilmington, Delaware, 24 novembro 2020
Joe Biden anuncia primeiros membros do Governo em Wilmington, Delaware, 24 novembro 2020

Presidente eleito apresenta equipa de diplomacia e segurança nacional e diz que Estados Unidos estão "prontos para liderar o mundo".

O Presidente eleito americano Joe Biden declarou nesta terça-feira, 24, que os Estados Unidos estão "prontos para liderar o mundo e não recuar dele".

“América voltou”, afirmou o democrata no dia em que formalmente começou o processo de transição com vista à sua posse a 20 de janeiro.

Biden garantiu que o país está “pronto para enfrentar os nossos adversários, não rejeitar os nossos aliados e pronto para defender os nossos valores”.

Ao apresentar os primeiros membros do seu Governo, responsáveis da política externa e segurança nacional, em Wilmington, no Estado de Delaware, Joe Biden afirmou que “eles incorporam a minha crença central de que a América é mais forte quando trabalha com seus aliados”.

“É assim que realmente mantemos a América segura, sem nos envolver em conflitos militares desnecessários, e nossos adversários sob controlo e terroristas sob controlo”, reiterou o democrata, destacando que eles “não apenas irão reparar, eles irão reimaginar a política externa americana e a segurança nacional para a próxima geração”.

Na sua intervenção, Biden acrescentou que “para o povo americano, esta equipa nos deixará orgulhosos de ser americanos”, porque trará “experiência e liderança, pensamento e perspectiva renovados e uma crença implacável na promessa da América”.

O pelotão da diplomacia e segurança

Como anunciado anteriormente, Anthony Blinken foi confirmado no cargo de secretário de Estado.

Ele foi conselheiro de Biden durante muito tempo e sub-secretário de Estado durante os últimos anos da Administração Obama.

O Presidente eleito confirmou a ex-vice-directora da CIA, Avril Haines, como primeira mulher para o cargo de Director Nacional de Inteligência, enquanto Alejandro Mayorkas, natural de Cuba, é o primeiro latino a assumir o Departamento de Segurança Interna, responsável pela imigração.

Jake Sullivan, de 43 anos de idade, será o novo Conselheiro de Segurança Nacional.

Entre outras importantes nomeações consta a de Linda Thomas-Greenfield, diplomata com 35 anos de carreira e sub-secretária de Estado para Assuntos Africanos durante o último mandato de Barack Obama, que vai ser a embaixadora junto das Nações Unidas.

O antigo senador, ex-candidato presidencial e secretário de Estado na Administração Obama, John Kerry, foi o escolhido como enviado presidencial especial para o Clima e fará parte do Conselho de Segurança Nacional

É a primeira vez que o NSC incluirá um enviado dedicado às mudanças climáticas, o que, segundo a equipa de Biden, reflecte o compromisso do Presidente eleito de abordar as mudanças climáticas como uma questão urgente de segurança nacional.

Transição

Entretanto, a Casa Branca confirmou hoje que Joe Biden passará a receber os relatórios de inteligência que são enviados a Donald Trump, um importante capítulo do processo de transição.

Esses relatórios contêm informações confidenciais sobre segurança nacional e ameaças à paz tanto nos EUA quanto no mundo.

Também nesta terça-feira, o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, admitiu que o órgão vai enviar relatórios ao à equipa de Biden e prometeu uma transição "profissional, cooperativa e colaborativa".

Apesar do processo em curso, o Presidente Donald Trump ainda não deu qualquer indicação de pretender aceitar a vitória de Biden e reiterou que continuará a batalha legal.

Hoje, os Estados da Pensilvânia e Nevada confirmaram a vitória de Biden, que oficialmente tem 306 delegados contra 232 de Trump.

Ontem, Michigan também confirmou a vitória de Biden, depois de na sexta-feira a Geórgia ter feito o mesmo.

XS
SM
MD
LG