Links de Acesso

Alcides Sakala é candidato à liderança da UNITA


Histórico do partido diz que candidatura não tem "apadrinhamento explícito" de Samakuva

O actual porta-voz da UNITA e deputado à Assembleia Nacional, Alcides Sakala, anunciou a sua candidatura à liderança da organização política durante o congresso a ter lugar no mês de Novembro.

Em declarações exclusivas à VOA, nesta terça-feira, 1, Sakala disse que a sua decisão resulta da necessidade de se imprimir uma maior democracia interna no seio da UNITA visando os desafios que se aproximam.

“Aceitamos a candidatura na perspectiva do reforço da coesão e procura de consensos internos para a vitória”, afirmou aquele histórico do principal partido da oposição que, entretanto, negou que a candidatura tenha o “apadrinhamento explícito” do actual presidente, Isaías Samakuva.

“Uma mera especulação”, sublinhou Sakala.

A candidatura do actual porta-voz do partido junta-se às já anunciadas de Adalberto da Costa Júnior, Abílio Camalata Numa e Pedro Catchiungo.

Informações atribuídas a fontes internas da UNITA indicam que as próximas candidaturas a serem anunciadas poderão ser as do general Paulo Lukamba Gato, antigo secretário-geral, e Liberty Chiaka, actual representante na província do Huambo.

Nehuma candidatura foi, no entanto, formalizada.

O congresso ordinário da UNITA acontece de 13 a 15 de Novembro.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG