Links de Acesso

Afastamento de candidaturas "incómodas" à Frelimo vira polémica em Moçambique


Venâncio Mondlane

Analistas falam em estratégias do partido no poder, Frelimo refuta acusações

O acórdão do Conselho Constitucional de Moçambique que coloca Venâncio Mondlane fora da corrida eleitoral pelo município de Maputo continua a ser tema de debate no país.

Afastamento de candidaturas "incómodas" à Frelimo vira polémica em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:40 0:00

A decisão é vista em determinados sectores como sendo parte de um plano da Frelimo para afastar ameaças, uma acusação, entretanto, rejeitada pelo partido no poder.

Seis desertores do MDM perdem mandatos na Assembleia Municipal de Maputo

Vários académicos, incluindo o economista Nuno Castel Branco, têm considerado o afastamento do candidato apresentado pela Renamo Venâncio Mondlane e do independente Samora Machel Jr. da eleição para a gestão da cidade de Maputo como traduzindo "a cultura de ódio", aliada à alegada pretensão de se agarrar ao poder de algumas pessoas.

"Neste decisão do Conselho Constitucional, nota-se, claramente, que houve uma interferência do partido no poder, para afastar ameaças, porque Venâncio Mondlane e Samora Machel Jr., constituem uma séria ameaça ao seu candidato Eneas Comiche", disse o jurista Gilberto Uamusse.

A Frelimo nega tal acusação e diz que a Renamo deve saber gerir os seus problemas.

Renamo acusa Conselho Constitucional de se coligar à Frelimo e MDM

Para o analista Laurindos Macuácua, pode ter havido alguma interferência na tomada de decisão do Conselho Constitucional, onde a Renamo tem seu representante, mas o grande problema é com a própria Renamo, que cometeu falhas difíceis de admitir, tratando-se de um partido já maduro.

Para Macuácua, tais falhas até podem ter sido propositadas, exactamente para prejudicar Venâncio Mondlane, que aparece como paraquedista neste processo.

O analista Moisés Mabunda não acha que tenha havido alguma interferência nessa decisão e vê erros processuais e de compreensão da própria Renamo.


Manuel de Araújo perde mandato em Quelimane

Samito fora da corrida eleitoral em Maputo

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG