Links de Acesso

ADRA diz que Lourenço tem que fazer cedências em diálogo com sociedade civil


Director geral da ADRA Belarmino Jelembe
Director geral da ADRA Belarmino Jelembe

Modelo de governação é mais importante do que as personalidades no novo Governo

O director-geral da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Belarmino Jelembi, disse no Lubango que mais do que a composição do próximo Governo de João Lourenço, a expectativa está em saber que sinais o novo Presidente da República dará quanto ao modelo de governação.

ADRA reage a discurso de João Lourenço -1:06
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:06 0:00

Neste domínio, o responsável da mais antiga organização não-governamental angolana, espera que João Lourenço venha dar por exemplo sinais de humildade e mais diálogo, situações que segundo ele podem propiciar maior mobilização social a volta do novo executivo.

Jelembi vai mais longe e sugere que o novo Presidente atraia para si sectores credíveis da sociedade mesmo que estas sejam discordantes do discurso oficial.

«Eu gostaria de ver o Presidente da República eleito chamar regularmente algumas vozes da sociedade e não ficar distanciado, mesmo que sejam vozes críticas, mas que são credíveis, chamá-las! Vamos sentar vamos conversar isto insufla confiança à sociedade», defendeu Jelembi.

Para haver diálogo e a negociação Belarmino Jelembi entende que Lourenço deve fazer recuos na abordagem de algumas matérias importantes da vida do país.

«O diálogo e a negociação só fazem sentido se houver recuo porque se não há recuo é vocês adoptarem a minha agenda”, disse.

“Tem que haver recuos por exemplo os termos do pode local na reforma da CNE, nos temas relativos a distribuição da riqueza. Não faz sentido os níveis de concentração de riqueza que existem neste país”, concluiu o director-geral da ADRA.

XS
SM
MD
LG