Links de Acesso

Acusado de aparente tentativa de assassinato escreveu nota indicando que tencionava matar Trump


Ryan Routh foi preso depois de os Serviços Secretos terem “aberto fogo sobre um atirador” que transportava uma espingarda perto do campo de golfe de Donald Trump na Florida, onde o antigo presidente estava a jogar golfe, em 15 de setembro de 2024
Ryan Routh foi preso depois de os Serviços Secretos terem “aberto fogo sobre um atirador” que transportava uma espingarda perto do campo de golfe de Donald Trump na Florida, onde o antigo presidente estava a jogar golfe, em 15 de setembro de 2024

O homem acusado da aparente tentativa de assassínio de Donald Trump num campo de golfe na Florida deixou um bilhete a dizer que tencionava matar o ex- presidente e e no seu carro tinha uma lista com datas e locais onde Trump iria aparecer,segundo o Departamento de Justiça esta segunda-feira.

As novas alegações foram incluídas num memorando de detenção apresentado antes de uma audiência desta segunda-feira, na qual se esperava que o Departamento de Justiça argumentasse que Ryan Wesley Routh, de 58 anos, deveria permanecer preso enquanto o caso avança.

Os pormenores destinam-se a reforçar as afirmações dos procuradores de que Routh tinha decidido matar Trump antes de o plano ter sido frustrado por um agente dos Serviços Secretos que avistou uma espingarda a sair dos arbustos no campo de golfe de West Palm Beach, onde Trump estava a jogar.

O bilhete, endereçado a “Dear World”, foi colocado numa caixa deixada em casa de uma pessoa não identificada que contactou as autoridades policiais após a detenção do passado domingo. Parece ter-se baseado na premissa de que a tentativa de assassínio acabaria por não ser bem sucedida.

A caixa, que também continha munições, um cano de metal e outros objectos, só foi aberta pela pessoa depois de Routh ter sido detido. A pessoa que recebeu a caixa e contactou a polícia não foi identificada no memorando de detenção do Departamento de Justiça.

“Esta era uma tentativa de assassinato de Donald Trump, mas falhei. Tentei o meu melhor e dei tudo o que podia. Agora cabe-vos a vós terminar o trabalho; e eu ofereço 150.000 dólares a quem conseguir terminar o trabalho”, dizia a nota, segundo os procuradores.

Um advogado de Routh não respondeu imediatamente a um e-mail que pedia comentários na manhã de segunda-feira.

As autoridades que revistaram o seu carro encontraram seis telemóveis, incluindo um que mostrava uma pesquisa no Google sobre como viajar de Palm Beach County para o México.

Encontraram também uma lista com datas em agosto, setembro e outubro e locais onde Trump tinha aparecido ou estava programado para aparecer, de acordo com os procuradores. Um bloco de notas encontrado no seu carro estava repleto de críticas aos governos russo e chinês e notas sobre como participar na guerra em nome da Ucrânia.

Registos de telemóveis indicam que viajou de Greensboro para West Palm Beach em meados de agosto e que esteve perto do clube de golfe de Trump e da residência do antigo presidente em Mar-a-Lago “em vários dias e ocasiões” entre 18 de agosto e o dia da aparente tentativa de assassinato.

Fórum

XS
SM
MD
LG