Links de Acesso

Activistas lançam abaixo-assinado para exigir a libertação dos 15


Activistas angolanos Jose Gomes Hata Hitler Jessy Chivonde Nelson Dibango Domingos da Cruz
Activistas angolanos Jose Gomes Hata Hitler Jessy Chivonde Nelson Dibango Domingos da Cruz

“A paz está ameaçada por falta de justiça social”.

Uma campanha de recolha de assinaturas foi lançada este Sábabo em Luanda, para exigir a soltura dos 15 jovens detidos por tentarem alegadamente golpe de estado contra o Presidente da República e membros do governo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:21 0:00
Faça o Download

Arlete Ganga, irmã de Hilbert Ganga, militante da CASA-CE assassinado pela guarda presidencial, disse no lançamento da campanha que o povo angolano é "hipócrita", pois "se todas pessoas presentes na sala fossem à rua em manifestação os activistas já estariam soltos", reclamou.

Já o jornalista Rafael Marques, promotor do evento lamentou a "arrogância das autoridades angolanas em submeterem os jovens a um prologando tempo de prisão": “Não podemos permitir que as autoridades na pessoa do senhor Procurador-Geral da República, General João Maria de Sousa, continue a usar métodos das ditaduras fascistas” disse.

Já o padre católico, Júlio Candeeiro, destacou que, neste momento, “a paz está ameaçada por falta de justiça social”.

“O meu apelo vai para as autoridades angolanas. O país não está ameaçado por causa dos 15 jovens mas sim por causa da falta de justiça social”.

De recordar que no dia 20 de Junho, a polícia prendeu 13 activistas que se reuniam habitualmente no bairro Vila Alice em Luanda, para conversar e analisar obras sobre activismo. Outros dois activistas foram presos dois dias depois.

XS
SM
MD
LG