Links de Acesso

Activistas das Lundas colocados em liberdade


Activistas tinham sido detidos em manifestação em Janeiro
Activistas tinham sido detidos em manifestação em Janeiro

Absolvidos do crime de homicídio voluntário simples

Os activistas do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe foram absolvidos nesta terça-feira, 11, no crime de homicídio voluntário simples mas foram condenados a quatros meses por delito de arruaça.

Tribunal solta activistas das Lundas - 1:34
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00

O advogado Sebastião Assureira disse que os réus foram colocados em liberdade por já terem cumprido a pena ditada pelo juiz do Tribunal provincial de Lunda Norte.

O defensor manifestou-se contra a condenação, mas afirmou que não vai recorrer da sentença por os seus constituintes terem saído em liberdade.

O julgamento dos cinco activistas iniciou-se a 5 de Julho na cidade do Dundo, sem a presença dos polícias arrolados pelo Ministério Público, como declarantes.

Os activistas Rui Lucas, André Zende, Zeca Samuimba, Acoríntio Cajiji e Cazenga Manuel foram acusados de terem destruído e queimado uma esquadra policial e tentado assassinar um agente da Polícia Nacional durante uma tentativa de manifestação no dia 4 de Janeiro na vila de Cafunfo, no município do Cuango.

A defesa chegou a acusar os polícias que participaram nas detenções de terem agredido os detidos e apossado dos seus bens.

XS
SM
MD
LG