A epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg em Angola já provocou 155 mortos, num total de 175 casos registados, informou em Luanda, o Ministério da Saúde.
Este balanço oficial representa um aumento de seis mortos e seis casos em relação aos números que tinham sido anunciados no anterior balanço, referente a sábado.
O comunicado reafirma, no entanto, que todos os casos continuam a ter como foco a província do Uíge, no norte de Angola.
Apesar disso, já foram registadas mortes em Luanda, Malange, Cabinda e Cuanza Norte, mas sempre com doentes que foram infectados no Uíge.
Entretanto as autoridades do Uíje impuseram um black-out às informações relativas à evolução dos casos de Marburg, soube a Voz da América de fonte segura.
A decisão segue-se a declarações do director do hospital provincial Gomes Alexandre que falando à imprensa internacional,referiu-se ao número de mortos, aos meios disponíveis para o combate à doença. Aparentemente não dispunha dos meios que se impõem em situações como esta.
Por causa destas declarações o Dr. Gomes Alexandre foi afastado, e aqueles que ousarem falar à imprensa correm o mesmo risco.