Links de Acesso

A inflação actual no Zimbabwe


A tradicionalmente elevada participação nas reuniões trimestrais do banco central, deve-se ao facto do governador do banco proferir declarações mais importantes do que qualquer elemento do governo central, incluindo o orçamento geral do estado.

O relacionamento próximo de Gono com Mugabe permite-lhe conduzir o Zimbabwe através de situações económicas adversas para tentar virar a situação.

Gono referiu que a inflação actual no Zimbabwe se situa nos 132 por cento, e embora fortemente reduzida dos mais de 600 por cento de há um ano atras, continua a ser a mais elevada do mundo.

Sem fornecer detalhes de como a economia melhorou, Gono fez a previsão de um crescimento económico positivo, pela primeira vez nos últimos cinco anos.

“A economia que havia contraído durante cinco anos consecutivos de oito ponto três em 2003, para dois virgula cinco, em 2004, retomara um crescimento positivo do produto interno bruto previsto para o ano em curso entre três e cinco por cento de crescimento sustentado.”

Gono alertou para a eventualidade das empresas estatais do Zimbabwe, denominadas de para estatais, bem como os governos locais para a possibilidade de fazerem descarrilar a recuperação, tendo nomeado em especial a caduca rede ferroviária nacional.

“A desde há muito necessária reformulação dos sectores para estatais e das autoridades locais visa retirar os custos excessivos que essas entidades continuam a exercer nas cadeias de produção e de distribuição bem como na qualidade geral das populações.”

Gono sustenta que o Zimbabwe necessita de atrair investimento estrangeiro e local, e terá de restaurar o respeito pelos direitos de propriedade e os acordos de comercio internacional. Segundo ele o Zimbabwe poderá avançar com a redistribuição das terras pertencentes a colonos brancos.

O economista John Robertson indica que as declarações foram destinadas mais para estimular os zimbabueanos a fazerem mais no sentido da recuperação económica.

Roberston duvida, no entanto, de uma maior redução no índice de inflação mas adianta ser encorajadora a declaração sobre direitos de propriedade.

XS
SM
MD
LG