Links de Acesso

Reatamento dos combates em Darfur - 2005-01-27


As Nações Unidas confirmaram que pelo menos cem pessoas foram mortas e mais de nove mil ficaram desalojadas na sequência do reatamento dos combates na região ocidental sudanesa de Darfur.

O porta voz da Missão Avançada da ONU para o Sudão, George Somerwill disse que a aldeia de Hamada em Darfur foi a mais afectada pela onda de violência da semana passada.

“Foi confirmado que a aldeia de Hamada foi totalmente destruída e que para cima de 105 civis poderão ter sido mortos, sendo a maioria das vitimas mulheres e crianças”

Aquele porta voz da missão da ONU disse ainda que uma equipa de avaliação das Nações Unidas foi enviada para duas outras aldeias no passado dia 22 de Janeiro, para averiguar a situação no terreno.

Segundo números da ONU, mais de nove mil aldeões fugiram aos combates que se desenrolaram nas ultimas semanas em Darfur.

O porta voz da Missão Avançada das Nações Unidas para o Sudão, George Summerwill não precisou entretanto de quem terá partido a iniciativa do ataque e nem informações que dão conta que os aldeões terão igualmente sido alvo de bombardeamentos por parte dos aviões da força aérea de Cartum.

Somerwill disse simplesmente que a ocorrência esta sendo investigada pela União Africana.

Darfur continua a ser palco de uma onda de violência, apesar dos apelos das Nações Unidas e dos grupos activistas dos direitos humanos no sentido do governo e dos rebeldes porem cobro aos ataques de parte a parte.

O conflito em Darfur, que teve inicio em 2003 e responsável pela morte de vários milhares de aldeões sudaneses e o desalojamento de um ponto cinco milhões de membros da população civil.

XS
SM
MD
LG