Links de Acesso

Eleições presidenciais de 9 de Janeiro - 2004-12-30


O ministro palestiniano Saeb Erekat pediu ao Congresso dos Estados Unidos para enviar monitores para observarem as eleições presidenciais de 9 de Janeiro.

Erekat afirmou ser importante que os americanos vejam que os eleitores palestinianos não irão exercer o seu direito de voto num estado independente, mas em vez disso sob ocupação israelita. Erekat disse que os palestinianos querem eleições livres e honestas, mas que a ocupação israelita e um impedimento. Erekat afirmou também que os palestinianos querem que os americanos pressionem a Israel a honrar o seu comprometimento em ajudar a facilitar as eleições.

Quando o secretario de Estado americano Colin Powell esteve no mês passado no Médio Oriente, recebeu garantias do primeiro-ministro Ariel Sharon de que Israel faria tudo o que pudesse para ajudar. E no Domingo, o governo israelita aprovou medidas para isso mesmo – incluindo planos para a retirada de tropas israelitas dos centros populacionais palestinianos e para autorizar os candidatos a viajarem livremente para fazerem campanha.

Mas um candidato já teve problemas para tentar passar a sua mensagem política. Mustafa Barghouti, um proeminente medico e activista de direitos humanos estava a fazer campanha Segunda-feira em Jerusalém Oriental quando a policia israelita o prendeu e sujeitou-o a um interrogatório breve. A policia disse que Barghouti tinha violado a sua autorização de entrada israelita que o autorizava a viajar através de Jerusalém, mas não a parar.

O porta-voz para a campanha de Barghouti, Allam Jarrar, disse que a acção israelita e perseguição.

“Vemos esse acto como uma violação da honestidade e integridade do processo eleitoral. Vemos também como uma violação das declarações dos israelitas e também do seu comprometimento de facilitar o processo eleitoral na Palestina.”

A campanha para as eleições presidenciais palestinianas segue-se às eleições locais que se realizaram na semana passada em 26 comunidades da margem ocidental, tendo o movimento Hamas ganho em nove municipalidades.

Sondagens de opinião indicam que a Fatah continua a ser a facção mais popular com o Hamas a reter considerável apoio, especialmente na Faixa de Gaza.

O sociólogo palestiniano Nader Said, tem efectuado numerosas sondagens de opinião publica sobre assuntos políticos e sociais. Ele viu o resultado das eleições locais não como uma vitoria para o Hamas, mas em vez disso um voto de protesto contra a Fatah e a Autoridade Palestiniana.

O professor Said disse que o resultado eleitoral indica que muitos palestinianos estão fartos de anos de corrupção e de má gestão da Autoridade Palestiniana e querem uma mudança. E isso acrescentou mais não é do que uma mensagem ao candidato da Fatah Mahmoud Abbas que procura suceder Yasser Arafat como presidente da Autoridade Palestiniana nas eleições de 9 de Janeiro.

XS
SM
MD
LG