Links de Acesso

Os Amigos de Cabo Verde - 2004-12-23


A organização não governamental, “Os Amigos de Cabo Verde” com sede na capital dos Estados Unidos, Washington, vai entre os dias 22 e 24 de Abril de 2005, realizar uma conferencia mundial alusiva aquele arquipélago atlântico.

O evento propõe reunir participações de vários quadrantes profissionais, incluindo peritos da área de desenvolvimento, negócios internacionais, educação, lideres políticos, caboverdianos e americanos, num fórum que se pretende de dialogo e de debate das grandes questões de desenvolvimento, oportunidades de negócios e aspectos culturais de Cabo Verde.

Os organizadores do evento, acreditam por outro lado que a iniciativa poderá vir a constituir uma oportunidade impar da eventual aproximação de individualidades, organizações, ou grupos americanos a problemática do desenvolvimento de Cabo Verde.

Esta e pelo menos a convicção de Stephen Perry, um americano, descendente de caboverdianos e actual presidente da Ong, “Amigos de Cabo Verde”.

“Isso e possível. Vejamos por exemplo os programas do governo dos Estados Unidos, como por exemplo a Lei de Crescimento e de Oportunidade em África, a Agoa, um programa de desenvolvimento virado para o continente africano, ou ainda o programa Millenium Challenge Account, programas que já beneficiam países como Cabo Verde, com democracias consolidadas.” palavras de Stephen Perry que acredita que a iniciativa poderá ainda servir para dar uma outra visibilidade a Cabo Verde, junto de alguns sectores empresariais americanos .

Para alem do enfoque da vertente economico-empresarial, os organizadores do evento pretendem também fazer dele uma oportunidade para o reforço do veio cultural e sanguíneo que liga os caboverdianos da diaspora, ao arquipélago atlântico.

Alias, para Stephen Perry sob o lema “Unindo a Nação Caboverdiana”, a conferencia pretende igualmente promover o dialogo e reforçar a ligação dos descendentes na vasta diaspora caboverdiana no mundo, a terra dos seus ancestrais.

“Quando me lembro do caso do meu pai que sempre quis ir a Cabo Verde, mas que nunca teve essa oportunidade mas que fez questão que os seus filhos e netos visitassem Cabo Verde, isso reforça em mim a convicção de esta iniciativa pode permitir a continuidade do espirito, da vontade e da determinação demonstrada pela nova geração de caboverdianos e seus descendes de ligação a Cabo Verde” frisou Stephen Perry.

O programa da conferencia, que inclui ainda exposições de produtos de empresários caboverdianos de todo o mundo, conferencias e debates versando as oportunidades de negócios com o arquipélago, não vai a partida deixar de fora a vertente cultural que segundo os organizadores do evento, constitui o produto de eleição de exportação e de promoção do pais no mundo.

Para o efeito, está prevista uma serie de demonstrações de índole cultural e musical.

Gracia Hillman, da Ong, Amigos de Cabo Verde, que visitou recentemente a capital caboverdaiana, Praia, para uma primeira abordagem da iniciativa junto das autoridades caboverdianas, confessa-se surpreendida e sobretudo estimulada pelo seu acolhimento.

“As pessoas estão entusiasmadas com a ideia. Vai proporcionar-lhes uma oportunidade para conseguirem o que preconizam. Nos encontros que mantivemos, o presidente da republica falou-nos da importância dos portos nacionais, da sua importância geo-estrategica, do turismo, da industria têxtil que já exporta para o mercado americano...assim como do processo de instalação de uma universidade em Cabo Verde. Penso que o timing da realização da conferencia e perfeito, porque vai permitir aos governantes caboverdianos, abordarem os seus objectivos e metas aos caboverdianos na diaspora, aos governantes deste pais e aos grupos económicos” palavras de Gracia Hillman.

Dez anos depois do pais ter sido, em 1995, tema do conceituado festival cultural da Smithsoniam Institute, Cabo Verde vai voltar a agitar a capital dos Estados Unidos da América, entre os dias 22 e 24 de Abril de 2005.

XS
SM
MD
LG