Links de Acesso

Primeira visita a Macau  - 2004-12-21


Na sua primeira visita a Macau como presidente da China, Hu Jintao, elogiou o registo do território nos cinco anos desde o seu regresso à soberania chinesa.

Macau, que foi administrado por Portugal durante mais de 400 anos, desfruta de um desenvolvimento económico sem precedentes, gerado por investimentos estrangeiros na sua recentemente liberalizada industria do jogo.

Hu Jintao disse que o tempo tem provado que a fórmula “um país, dois sistemas”, nas suas palavras, “inteiramente correcta”.

O falecido líder chinês, Deng Xiao Ping, delineou o conceito de “um pais, dois sistemas” para lidar com a então iminente devolução de Macau e da colónia britânica de Hong Kong nos finais dos anos 90. A política concedia um elevado grau de autonomia política para os dois territórios e preservava os seus sistemas capitalistas, apesar do sistema comunista da China.

O modelo foi também concebido para seduzir Taiwan, que tem sido autogovernado desde 1949, a regressar ao controlo de Pequim.

Mas enquanto Macau tem experimentado estabilidade e crescimento, Hong Kong tem sido assediado pró-problemas económicos e políticos desde que a Grã-Bretanha devolveu o território à China em 1997. A erupção do Síndroma Agudo Respiratório Severo (SARS) no ano passado e exigências por uma maior democracia tem sido alguns dos muitos desafios com que a administração local tem enfrentado.

Pequim recusou autorizar o sufrágio universal em Hong Kong em 2007 e 2008, altura em que se realizam as eleições legislativas e executivas, causando manifestações de protesto no principio do ano.

No Domingo, o governo de Hong Kong sofreu um outro embaraço, quando um tribunal o forçou a anular uma operação de privatização dos bens comerciais das habitações de renda económica no valor de três mil milhões de dólares.

Nas celebrações hoje em Macau, o presidente Hu Jintao criticou os dirigentes de Hong Kong, incluindo o chefe do território Tung Chee Hwa, que se encontrava presente e mostrava desconforto quando Hu falava.

Hu disse aos funcionários para reflectirem para o que Hong Kong tem feito desde que regressou a China, examinarem os seus problemas e melhorarem as suas capacidades.

O presidente Hu Jintao ainda não visitou Hong Kong desde que se tornou presidente da China e líder do partido comunista no ano passado.

XS
SM
MD
LG