Links de Acesso

Aderir a um conjunto de valores comuns - 2004-12-03


Numa intervenção perante centenas de diplomatas e outras individualidades, o presidente Obasanjo afirmou que as nações africanas estão a aderir a um conjunto de valores comuns.

"O nosso desenvolvimento, o nosso futuro, o nosso presente deve construído sobre quatro pilares : paz, segurança, democracia e boa governação."

O dirigente nigeriano sublinhou que a consolidação da democracia em África ira promover um ambiente de prosperidade com os parceiros comerciais. Como exemplo, indicou os Estados Unidos que importa petróleo da Nigéria, sendo a América um país que possui outros bens para vender.

O presidente Obsanjo foi o convidado de honra em que foi prestada homenagem à Nova Parceria para o Desenvolvimento em África, vulgarmente conhecido por NEPAD, que o dirigente nigeriano ajudou a lançar em 2001. Um sucedâneo da União Africana, a NEPAD visa combater a pobreza e outros problemas do continente africano através da promoção de um crescimento económico sustentável.

Lado a lado a Obasanjo estava o presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, que aludindo ao facto de estar num mundo cada vez mais interdependente, as nações industrializadas não podem esquecer a África.

Segundo Wolfensohn, e citamos, não é possível existir paz no mundo, por muito que se despenda nos sectores militares, se não for criada uma economia saudável e um ambiente social, situação que se aplica a África. Ao inicio do dia de ontem, Obasanjo e o presidente Bush tinham debatido as iniciativas dos Estados Unidos e da Nigéria para promover a segurança em África.

Obasanjo referiu desejar tornar o mundo, e em especial África, um local mais pacifico para se viver.

O presidente Bush referiu, por seu lado, que os Estados Unidos desejam que África seja um local de paz, de liberdade e de esperança.

O jantar da quinta feira foi patrocinado por uma fundação tendo o seu presidente, o antigo embaixador norte americano junto da ONU, Andrew Young, destacado que a NEPAD se destingue de anteriores iniciativas para melhorar o futuro de África.

Young sublinhou que a África aprendeu uma lição importante : que se pode gerar mais dinheiro através de iniciativas honestas numa economia aberta, do que aquilo que se pode roubar numa economia decrépita.

XS
SM
MD
LG