Links de Acesso

Remover as barreiras comerciais  - 2004-11-30


Dirigentes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, ASEAN, chegaram a acordo para iniciar no próximo ano negociações destinadas a remover as barreiras comerciais com a Austrália e a Nova Zelândia, ate ao ano de 2016.

O primeiro ministro australiano, John Howard, manifestou satisfação com o acordo alcançado ... "Recebemos com agrado o inicio das negociações no sentido de um acordo de comercio livre entre a ASEAN e a Austrália e a Nova Zelândia. O ambiente caloroso do nosso relacionamento foi evidente nas trocas de opinião registadas durante as duas horas de reunião."

Anteriormente a ASEAN dera inicio a conversações sobre comercio livre com o Japão e a Coreia do Sul após a assinatura, na segunda feira, de acordos com a China visando criar dentro de uma década a maior zona de comercio livre do mundo. Idênticas negociações estão em curso com a Índia.

Nesta cimeira as nações da ASEAN concordaram em eliminar totalmente – ate 2012 – as tarifas sobre onze sectores prioritários que correspondem a cerca de metade das trocas comerciais, e acordaram em aumentar a cooperação na segurança e nas trocas culturais com parte de um tratado para criar uma comunidade regional ate 2010.

No domínio político, o primeiro ministro tailandes, Shinawatra avistou-se com o novo dirigente birmanes tendo referido que o primeiro ministro Soe Win prometera que o seu governo vai adoptar reformas democráticas.

O plano tinha sido anunciado o ano passado pelo então chefe do Executivo Khin Nyunt, demitido em Outubro passado no decurso de uma luta pelo poder que consolidou a posição dos generais de linha dura.

Na antecipação da cimeira e para obviar as criticas a Birmânia libertou nove mil prisioneiros, incluindo várias dezenas de elementos do Liga Nacional para a Democracia, aumentando a detenção domiciliária da dirigente Aung San Suu Kyi.

XS
SM
MD
LG