Links de Acesso

Bombardeamentos e barragens de artilharia contra Fallujah - 2004-11-15


As forças dos Estados Unidos retomaram, durante o dia de segunda feira, os bombardeamentos e as barragens de artilharia contra a cidade de Fallujah, tendo o major general, Richard Natonski indicado que as operações de assalto foram executadas sem falhas, prosseguindo conforme previsto, embora as tropas americanas continuem a deparar com focos de resistência na parte sul da localidade.

O general Mohamed Said, especialista militar do Centro de Estudos Políticos e Estratégicos do Cairo, manifestou surpresa pela forte resistência apresentada pelos rebeldes.

Segundo ele as forças norte americanas e o governo provisório iraquiano não podem efectuar, com frequência este género de operações, necessitando fazer melhor para obter o apoio das populações que vivem nos denominados redutos rebeldes, como Fallujah.

“Se repetirem isto numa outra localidade, e ocorra o mesmo género de confrontos, o mesmo nível de destruição, o mesmo numero de pessoas mortas, acabam com um levantamento contra os americanos e talvez mesmo contra o governo iraquiano. No meu ponto de vista, a operação militar é necessária ... mas ao mesmo tempo deverá ser combinada com envolvimento político.”

O primeiro ministro iraquiano interino, Iyad Allawi exigira que Fallujah entregasse o terrorista da al-Qaida, Al-Zarqawi, que os Estados Unidos e responsáveis do Iraque sustentam estar sediado naquela cidade.

Os responsáveis de Fallujah desmentiram a acusação e recusaram o acesso à cidade das tropas dos Estados Unidos e do Iraque, não tendo Zarqawi sido encontrado durante o ataque.

Uma coluna do Crescente Vermelho que pretendia distribuir alimentos, água e medicamentos à população civil que continua na cidade, não foi autorizado a entrar hoje em Fallujah.

O numero de baixas civis é desconhecido já que a cidade tem estado sob forte bombardeamento e muitos edifícios foram destruídos.

Combatentes que escaparam de Fallujah e outros que são seus simpatizantes são tidos como suspeitos de efectuar ataques contra as tropas americanas e iraquianas em muitas das localidades da zona Sunita noroeste do país.

Durante a segunda feira, em Baqouba, rebeldes atacaram agentes da policia iraquiana a partir de uma mesquita. Esquadras da policia e uma base dos Estados Unidos foi igualmente atacada na localidade de Buhriz, e atiradores atacaram uma esquadra e o quartel da Guarda Nacional em Suwayrah, a sul de Bagdade, causando sete mortos.

Igualmente hoje, registaram-se confrontos em Ramadi, para ocidente de Bagdade, entre militantes e tropas americanas, tendo clérigos da localidade exortado a população a "correr com os bandos armados chegados do exterior".

Em Mosul, onde nos últimos dias tem ocorrido recontros entre rebeldes e forças da policia, rebeldes incendiaram a residência do governador.

Ontem, em Bagdade atiradores atacaram a embaixada polaca, e granadas de foguete e de morteiro foram disparadas contra hotéis situados no centro da capital.

XS
SM
MD
LG