Links de Acesso

Lara homenageado, Neto revisitado - 2004-11-12


Uma sugestão de Luís de Almeida, embaixador de Angola em Marrocos , foi quanto bastou para que a cerimónia de homenagem a Lúcio Lara, um militante histórico do MPLA ficasse parcialmente estragada.

Aparentemente preocupado com o estado do mausoléu de Agostinho Neto, onde falta de tudo um pouco, Luís de Almeida sugerira que o melhor seria transferir-se o corpo do antigo presidente para Kaxicane, Catete, Bengo, sua terra natal, e construir-se aí um monumento.

Irene Neto, filha de Agostinho Neto não gostou do que ouviu, vai daí acusou Luís de Almeida de à semelhança de muitos outros, tentar diminuir a dimensão histórica da obra do seu pai, o primeiro presidente de Angola.

A troca de palavras deixou meio mundo embaraçado sobretudo o Comité Provincial do MPLA, responsável pela cerimónia.

Este não foi o primeiro incidente à volta do tratamento a dar ao mausoléu de Agostinho Neto. Na verdade perante o que chama de indiferença de sectores do MPLA que gostariam de ver Agostinho Neto confinado a Kaxicane, a família vem forçando uma resolução, tendo conseguido que a direcção do partido no poder em Angola agendasse um frente-a-frente para a última terça-feira.

A Voz da América desconhece o resultado da reunião, mas fontes do MPLA sugeriram a mesma iria correr bem até porque o mausoléu é uma questão que também preocupa o partido no poder. Admitiram também a existência de lapsos no tratamento da questão, mas garantiram que a obra ainda não chegou ao seu termo porque Angola caiu numa crise financeira.

A reacção de Irene Neto teria sido, segundo fonte familiar um esforço para evitar que a intervenção de Luís de Almeida esvaziasse a reunião, coisa que figuras próximas a este diplomata angolano, dizem que não lhe ocorreu.

“Luís de Almeida estava tão somente a mostrar também o seu desagrado em relação ao estado em que se encontra o mausoléu”. O equívoco não chegou a ser desfeito, mas a cerimónia prosseguiu com a intervenção de várias figuras do nacionalismo angolano enaltecendo Lúcio Lara, pela sua dedicação a Angola.

XS
SM
MD
LG