Links de Acesso

Democracia Americana: o Encontro de duas Culturas - 2004-11-08


Aos primeiros encontros de entendimento entre índios e visitantes europeus nas América seguiam, quase sempre, momentos de ansiedade e confrontação. Jamestown em 1607 não foi excepção : Tomé Mbuia João : Democracia Americana: o Encontro de duas Culturas.

A Companhia de Londres estabeleceu em 1607, na colónia da Virgínia do Sul - o futuro estado da Virgínia junto à Baía do Chesapeake - enquanto que Companhia de Plymouth organizava a ocupação das suas terras ao norte de um quadrante divisório, durante a segunda década de 1600. Dizíamos na conversa passada.

O encontro de duas culturas, índio e ingleses nas colónias do norte, que foram muitas, no decorrer dos tempos, mais numerosos do que esta da Virgínia da Baia do Chesapeake, este encontro, das colónias do norte, serão assunto das conversas mais tarde. Estávamos a falar da fundação na embocadura do St.James, da povoação de Jamestown, por aqueles 105 aventureiros e futuros colonos ingleses, levados até ali na expedição do Capitão Newport, em 1607.

Entre parêntesis, e de passagem, os Virginianos estão a preparar o seu quadricentenario, já daqui a pouco, em 2007. Governava a Baía do Chesapeake, o Chefe Powhatan, dos Índios do mesmo nome, Powhatan da Confederação Algonkin. Voltaremos a falar destes Algokins mais tarde, em contextos próprios.

Powhatan ajudou de todas as formas possíveis os visitantes. Embora fosse aquela a primeira visita estranha à sua baía, Powhatan estava bem informado acerca das frequentes incursões europeias na costa atlântica – ingleses, franceses, holandeses e não só.

Não havia muito tempo que os Espanhóis, de Pedro Menendez de Avilez acabavam de fundar a colónia de Santo Agostinho na costa da Florida em 1565, numa corrida competitiva com os franceses de Jean Ribaut, em aventuras nesta costa atlântica, patrocinadas pelo grande almirante da França Protestante, Gaspar de Coligny. Powhatan cumpriu. Ofereceu comida e o mais que tinha e podia. Os visitantes agradeceram. Não é esta ainda a grande história. Lê-se em quase todos os compêndios de historias do encontro dos Europeus com os Índios deste Continente desde Colombo, acerca dos primeiros encontros, os Europeus a receber, os Índios a estender a mão, tal como em Jamestown em 1607.

As páginas a seguir, são de conflitos que invariavelmente terminam na conquista, variando a justificação lugar para lugar, fundamentalmente porém, porque todo o europeu que apareceu aqui primeiro foi da classe dos aventureiros da exploração, destituídos, na expectativa de refazerem as suas vidas e construírem os seus futuros de sonho na terra prometida da América. Não é em vão que Colombo morreu convencido de ter chegado às Índias, e as gerações futuras de aventureiros vinham aqui determinados a entrarem na posse do El Dorado - outro sinónimo de lendas que puxavam a Europa quinhentista tal um íman irresistível para as terras americanas. Mas nós estamos em Jamestown em 1607.Voltaremos.

XS
SM
MD
LG