Links de Acesso

Nas semanas que antecedem o dia do sufrágio - 2004-10-15


Nas semanas que antecedem o dia do sufrágio, o presidente George Bush, o candidato republicano e o Senador John Kerry, o candidato democrata, fazem campanha no sentido da obtenção de votos num numero relativamente reduzido de Estado que os especialistas acreditam que podem fazer virar o resultado no sentido de um ou do outro candidato.

No topo da lista dos estados competitivos encontra-se o de Ohio, ponto de origem de oito antigos presidentes dos Estados Unidos e alvo particular das campanhas dos dois candidatos.

As sondagens de opinião apresentam uma votação cerrada entre o presidente e o Senador Kerry nos sentido da obtenção dos 20 votos eleitorais de Ohio. Segundo a Constituição dos Estados Unidos, os candidatos obtêm a presidência ao adicionar os votos eleitorais obtidos em cada estado.

Os votos eleitorais dos estados são baseados na população, sendo necessário obter 270 dos 538 votos eleitorais para vencer a corrida para a Casa Branca. Os dois candidatos têm feito inúmeras visitas a Ohio na procura de apoio popular.

Betty Lessner, dona de um bar em Columbus, apoia Kerry, considera que a guerra no Iraque foi um enorme erro, mas que o ambiente económico constitui o factor mais importante.

Nenhum candidato Republicano conseguiu chegar a Casa Branca sem ter vencido em Ohio, e o presidente Bush conta com o apoio de eleitores como Eva Artrip, proprietária de um estabelecimento de confecções em Danville. Segundo ela muitas das situações no pais não são da responsabilidade de Bush.

Ohio, constitui um dos dez ou quinze estados classificados de essenciais que tem sido objectos das campanhas de Bush e de Kerry, pois podem virar os resultado no dia da votação.

Larry Sabato, especialista político da Universidade da Virgínia ... “Quarenta dos cinquenta Estados já se encontram decididos. A eleição reside em cerca de uma dezena de Estados e em menos de dez por cento da população”.

O presidente Bush deverá manter a predominância do Partido republicano, no Sul, nas Grandes Planícies e para ocidente das Montanhas Rochosas.

O Senador Kerry deve atrair o forte apoio tradicional do Partido Democrata no Nordeste, na região centro Atlântica e na Costa Ocidental.

Isto deixa apenas um punhado de Estados que estão a ser alvo da maior atenção por parte dos candidatos.

Stephen Wayne, professor de Ciências Políticas da Universidade de Georgetown. "… são estados que vão desde a Pennsylvania a Ohio, do Michigan a Wisconsin, Minnesota, Iowa e Missouri, na região central dos Estados Unidos, a Florida, alguns dos estados menores do sudoeste, e Oregon e Washington na costa do Pacifico..."

Com as atenções centradas neste grupo de estados, a maior parte do pais será relegada nas semanas finais de campanha, com os candidatos a bater consecutivamente as mesmas áreas.

Candice Nelson, especialista em campanhas políticas da Universidade Americana, em Washington, sublinha que os candidatos tendem em centrar as campanhas nos estados passíveis de ser naquilo que se denomina de estados de campanha.

Um desses estados, Utah, que tem votado em muitos sufrágios presidenciais pelos Republicanos, não tem candidato. A Califórnia, que votou pelos Democratas nas ultimas eleições, não terá muita atenção por parte das campanhas, e os candidatos centram-se em 17, 18 ou 19 estados.

Os eleitores nesses tem estado submetidos a uma multiplicidade de meios de propaganda, desde as visitas frequentes do candidato a uma verdadeira barragem de anúncios pela televisão.

Dennis Johnson, da Universidade de Georgetown, segue a guerra dos anúncios ... "Se nos encontramos num estado chave, como o Ohio ou a Pennsylvania, vamos ver constantemente anúncios na televisão. Mas se estamos em Los Angeles, na Califórnia, ou na cidade de Nova Iorque, não vemos quase nenhum anuncio, pois as posições estão praticamente definidas."

Ohio, a Florida e a Pennsylvania são considerados os principais estados chave. Alguns especialistas prevêem que qualquer dos candidatos que vença dois daqueles estados será eleito no próximo dia 2 de Novembro.

XS
SM
MD
LG