Links de Acesso

... as eleições estavam destinadas ao fracasso. - 2004-10-12


Falando a Voz da América, desde o seu quartel general em Bamenda, o principal dirigente da oposição, John Fru Ndi acentuou que as eleições estavam destinadas ao fracasso.

Um elemento do departamento de comunicação, Jean Takougang, acusou o governo de utilizar as mesmas técnicas que usou ao anunciar os resultados das eleições legislativas de 2002.

"Os resultados são falsos pois anunciaram tendências de voto. E quando as populações não reagem, as tendências passam a resultados finais. São resultados fraudulentos".

Os primeiros resultados oficiais foram anunciados pelo ministro de Estado dos Assuntos Territoriais, Hamidou Yaya, que precedeu a informação sublinhando que Biya tinha obtido bons resultados em todas as regiões. Passou depois a referir as percentagens registadas em varias secções de voto.

Os candidatos da oposição forma declarados como vencedores apenas em algumas áreas da região ocidental, e em partes da principal cidade, Douala. Os resultados oficiais não serão conhecidos antes do final do corrente mês de Outubro.

Na sede da coligação dos partidos da oposição, que apoiam o antigo ministro da Educação, Ndam Njoya, os activistas reagiram furiosamente aos resultados.

Um elemento do bureau político da oposição referiu que um dos muitos problemas reside no facto de apenas o partido no poder ter representantes na totalidade das secções de voto.

Referiu aquele elemento que os resultado não reflectem a expressão real do povo camaronense sendo sim o resultado da dominação do partido governamental em varias secções de voto onde tinham representantes.

Um dos representantes da oposição que permaneceu no local de voto, recebeu feridas de navalha nos braços, sublinhando ter sido atacado após a falha de energia eléctrica registada durante a contagem dos boletins de voto.

Este elemento contesta a avaliação do governo de que a participação atingiu mais de 70 por cento, referindo que muitos activistas da oposição não votaram pois os seus nomes tinham sido retirados dos cadernos eleitorais, enquanto muitos apoiantes do governo votaram varias vezes.

"A participação foi fraca. Existiam cartões eleitorais que foram usados por militantes, enquanto outros votaram varias vezes".

Ao votar, o presidente Biya apelou aos camaronenses para aceitar pacificamente o resultado do sufrágio. Vários observadores internacionais presentes, indicaram necessitar de mais alguns dias para preparar os seus relatórios, sublinhando terem se registado muitos problemas.

Na capital, Yaounde, não se registaram sinais de protesto, sendo visível a presença de muitos residentes usando camisolas e chapéus do partido governamental.

Os resultados serão oficiais quando forem validados pelo Supremo Tribunal, o que deverá acontecer nas próximas semanas.

XS
SM
MD
LG