Links de Acesso

Relações cinzentas com a presidência da republica de Angola - 2004-09-17


Ninguém em Luanda ignora o facto de a família directa de Agostinho Neto ter relações cinzentas com a presidência da republica de Angola. Porém poucos podiam prever que a situação fosse tão critica a ponto da viuva de Agostinho Neto, Maria Eugenia Neto e dos filhos faltassem ao acto político realizado em Luanda. Isaias Soares faz um apanhado da fricção registado no dia em que Agostinho Neto completaria 82 anos.

A clivagem entre a família de Agostinho Neto e a presidência nasceu do facto de Eugenia neto e dos filhos, sobretudo, entenderem que não tem recebido o tratamento devido à família do primeiro presidente de Angola.

Entre as suas reclamações constam avencas e tratamento protocolar. No passado foram feitos vários desabafos públicos a que a Presidência da republica nunca reagiu. Inconformados decidiram não ir a cerimonia deixando o Presidente José Eduardo dos Santos numa situação embaraçosa.

Entretanto fonte da família Neto disse à Voz da América que a ausência da viúva e das filhas deveu-se ao facto de estarem em Lisboa a acompanharem o tratamento médico do filho mais velho de Agostinho Neto, Mário Jorge.

Para alguns observadores apesar das razões , a ausencia é sempre notável, porque o 17 de Setembro se não é o único dia que fala de Agostinnho Neto, é o dia em que mais se fala.

Enquanto isso o acto central realizado em Malanje, o primeiro-ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que ”o governo tem vindo a reabilitar as infra-estruturas económicas e sociais destruídas pela guerra, de modos a garantir o bem estar do povo angolano.

Um dos exemplos e o facto da província de Malanje já ter energia eléctrica em regime experimental a partir da barragem de Capanda. Em conjunto com o governo da província de Malanje estamos a fazer esforços para ate ao fim do ano podermos melhorar o abastecimento de agua a esta cidade”.

O programa dos festejos do dezassete de Setembro em Malanje, reservou visitas a subestação eléctrica da Sonefe e a central eléctrica da Kapopa.

O governo angolano, numa declaração realçou o perfil e virtudes políticas de António Agostinho Neto como um nacionalista consequente e combatente incansável, com extraordinárias qualidades de mobilização e direcção.(IS)

XS
SM
MD
LG