O chefe do Estado Maior General das FAA, General Agostinho Nelumba “Sanjar” encabeça uma delegação do EMG das FAA que visita os Estados Unidos da América.
Viajaram com o general “Sanjar”, o director da cooperação internacional do Ministério da Defesa, Almirante Agostinho Mendes de Carvalho, “Miau”, o chefe do estado maior da marinha, almirante Feliciano Santos “Paxi” , e os adjuntos dos chefes dos estados maiores do exército e da força aérea, respectivamente Jorge Barros “Nguto”, e Nzombo Diló, ambos generais.
Viajaram também para os Estados Unidos o tenente-general Lúcio Amaral chefe da Planificação, o brigadeiro Mário Conde, director adjunto do Hospital Militar, e o major Geraldo Chinguti, intérprete do EMG.
Da delegação angolana também faz parte o general Cavunga, adido militar em Washington. A primeira semana em Washington foi consagrada a contactos com o Pentágono, o Departamento de Defesa dos EUA.
As consultas entre os dois exércitos incluem a formação e assistência no combate à sida. Neste âmbito esteve em 2002 nos EUA o coronel João de Deus chefe da unidade de combate à Sida nas forças armadas. A delegação angolana deixará os EUA no dia 22 com destino a Estugarda, Alemanha, onde está instalado o comando das tropas americanas na Europa. LC