O Núcleo Nacional de Recolha e Pesquisa da Literatura Oral, promove nesta sexta-feira, em Luanda, um debate alargado sobre a situação actual do “Direito Costumeiro” em Angola. O debate vai decorrer no auditório Pepetela da Embaixada Portuguesa.
Esta é a primeira edição do projecto ”Aulas Magnas”, promovido pelo núcleo este ano e tem como orador o director nacional dos Direitos do Autor do Ministério da Cultura, João Pinto, moderado pelo deputado Jaka Jamba.
O cantor angolano Murthala de Oliveira ”Dog Murras” é uma das estrelas nas festas do aniversário da de independência de Moçambique. Dog Murras vai promover o estilo kuduro, muito apreciado naquelas bandas, e lançar naquele país o seu último trabalho discográfico ”Bwé angolano”.
O escritor Adriano Botelho de Vasconcelos lança na próxima terça-feira,em Luanda,a obra literária intitulada ”Tábua”,vencedora da edição 2003 do grande prémio Sonangol de Literatura.
A “Tábua” pretende ser um tributo do escritor a um dos seus irmãos ,Aires,que faleceu em 1977,durante o chamado processo “fraccionista”.
O músico e compositor angolano Sebastião Paulo”Lulas da Paixão”vai ser distinguido domingo próximo, pelo programa radiofónico ”Caldo do Poeira” a realizar-se no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda.
Lulas da Paixão tem 58 anos de idade, 47 dos quais como músico, é considerado um dos melhores compositores angolanos. “Delícias e Relíquias” é o título do CD que chega ao país na próxima semana,editado e fabricado na capital portuguesa, Lisboa.O anúncio foi feito pela Endipu (Empresa do Disco e Publicações e a produtora Real Sons, esta é a segunda aposta anual destas duas empresas que ainda este ano pretendem publicar trabalhos de Robertinho e Proletário.
O CD com 16 canções e o rítmo Semba, traz como ”Cartão de visitas” a música ”Makumba” de Yuri da Cunha e serve de homenagem a três artístas nacionais já falecidos,Òscar Neves,David Zé e Man-Ré.
O artísta plástico Massongui Afonso,está a preparar a sua exposição para o mês de Setembro deste ano. A amostra que será denominada ”Simbiose, expressões espontâneas” integra 18 obras de escultura, retractando cada uma, aspectos socioculturais de cada província do país. O objectivo desta exposição é apresentar novas propostas artísticas na especialidade da escultura.